Por Adonias F. P. Junior.
Olá, dando continuidade ao nosso estudo, hoje vamos falar da ferramenta diagrama de Pareto. Semana passada estudamos sobre a folha de verificação. Evidenciamos a sua aplicação através do exemplo da reforma do escritório. Pra começar a falar sobre o diagrama de Pareto, vamos relembrar algumas coisas primeiro:
- Desenvolvido por Vilfredo Pareto¹;
- É um tipo de gráfico de barra que ordena os resultados dos mais frequentes para os menos frequentes;
- Joseph M. Juran² adaptou a regra 80/20 de Pareto para criar o principio de 80/20(também conhecido como o Principio de Pareto).
Agora vamos relembrar o cenário da reforma do escritório. Você foi nomeado gerente do projeto para reforma do escritório e agora você esta no processo de controle e monitoramento, medindo dados coletados para representa-los de forma organizada e que lhe ajude a solucionar problemas. Os dados foram reunidos em uma tabela e foi quantificado o custo de cada evento indesejado:
EVENTOS DE CUSTO INDESEJADO | IMPACTO (R$) | PORQUE ACONTECEU |
ATRASO DE DOIS DIAS NO CRONOGRAMA | 2.344,00 | ATRASO NO RECEBIMENTO DE MATERIA PRIMA |
RETRABALHO DE SERVIÇOS DE MARCENARIA | 1.180,00 | ERRO DE ANOTAÇÃO DAS MEDIDAS DE ESPAÇO LIVRE |
RETRABALHO/ CORREÇÃO DA INSTALAÇÃO DO FORRO | 850,00 | FALHA NO ENQUADRAMENTO E CENTRALIZAÇÃO DA ARMAÇÃO |
DESPERDÍCIO DO PORCELANATO | 545,00 | RECORTES ERRADOS POR PROFISSIONAL INEXPERIENTE |
FUROS ERRADOS NA PAREDE | 450,00 | FALHA NA VERIFICAÇÃO PRÉVIA DO PROJETO HIDRÁULICO DO PRÉDIO |
Através dessa folha de verificação vamos montar o nosso diagrama de Pareto. Para interpretar o gráfico note o seguinte:
- O objetivo é a priorização dos eventos mostrando o mais “viável” para o menos “viável”, ou seja, do evento que trará maior benefício para o evento de menor benefício;
- O gráfico possui dois eixos para mostrar o montante de cada evento e o montante acumulativo dos eventos que poderão ser resolvidos.
- As linhas de cor azul que estão na vertical e horizontal exemplificam o princípio de Pareto que Juram adaptou conforme acima está escrito.
Em muitos casos, solucionar todos os problemas é muito caro e trabalhoso. Haveria ainda uma necessidade de gerenciamento, disponibilidade de pessoas para tratar todos os problemas. Nosso dia a dia é muito dinâmico e nem sempre será viável tratar todos de uma vez. Por isso esse princípio tem um valor enorme porque ele ajuda a direcionar os seus esforços para os eventos que produzirão um maior impacto (positivo) no seu projeto ou processo. Mediante a isso, analisando o gráfico, quais eventos você escolheria solucionar? Certamente os três principais eventos que são:
- ATRASOS DE dois DIAS NO CRONOGRAMA;
- RETRABALHO DE SERVIÇOS DE MARCENARIA E;
- RETRABALHO / CORREÇÃO DA INSTALAÇÃO DO FORRO;
Bem chegamos ao final do 3° artigo e estamos quase na metade da nossa jornada que é demonstrar o uso das 7 ferramentas da qualidade em um projeto. Dê sua opinião, comente, pergunte, enfim, participe e compartilhe esse artigo com seus amigos, pares e colegas. Até a próxima semana!!!
1 – Vilfredro Pareto.Vilfredo Pareto foi um cientista político, sociólogo e economista italiano.
2 – Joseph M. Juran. Joseph Moses Juran foi um consultor de negócios famoso por seu trabalho com qualidade e gestão da qualidade.