6 comentarios sobre “Como identificar os custos da qualidade na sua empresa?”
Não existem fórmulas mágicas. Não existem ferramentas para gestão da qualidade que sejam tão eficientes e eficazes para garantir o sucesso de uma empresa.
Entretanto, existe um ponto que considero muito importante: O PREÇO DO PRODUTO DE QUALIDADE. Primeiro, sempre é bom relembrar que PRODUTO DE QUALIDADE é aquilo que o cliente pode pagar e ser bem atendido.
Ao longo dos meus trinta e cinco anos de experiência em Gestão da Qualidade aprendi uma coisa:
Se você não tiver preço competitivo, você não permanece no mercado. O Sistema de Gestão da Qualidade pode e deve contribuir para tornar a empresa mais competitiva. Não fazendo isso, todo o trabalho desenvolvido é inútil.
Mário, concordo com suas colocações. Apenas complementando em quinze anos atuando no sistema de qualidade em diversos seguimentos da indústria, observo que uma empresa sem cultura para a qualidade não conseguirá alcançar o sucesso. E pensar qualidade é reduzir custos mas é preciso ter pessoas engajadas e com mentalidade para a qualidade.
Olá, Anônimo.
Perfeita contribuição! Incorporar a cultura da qualidade às atividades do dia a dia das pessoas é fator primordial para o sucesso, e isso de fato só ocorre, quando há o engajamento dos líderes organizacionais com o processo de qualidade, fazendo com que o quadro de funcionários aja com posturas e costumes que definem o processo de qualidade.
Continue nos acompanhando!
Desenvolver uma cultura básica voltada para a excelência e para a qualidade é fundamental. No Brasil as empresas, devido a propria estrutura educacional da sociedade brasileira é muito desnivelada em termos de qualidade. Trata-se de um trabalho que necessita de investimento em termos de tempo e de recursos.
Não existem fórmulas mágicas. Não existem ferramentas para gestão da qualidade que sejam tão eficientes e eficazes para garantir o sucesso de uma empresa.
Entretanto, existe um ponto que considero muito importante: O PREÇO DO PRODUTO DE QUALIDADE. Primeiro, sempre é bom relembrar que PRODUTO DE QUALIDADE é aquilo que o cliente pode pagar e ser bem atendido.
Ao longo dos meus trinta e cinco anos de experiência em Gestão da Qualidade aprendi uma coisa:
Se você não tiver preço competitivo, você não permanece no mercado. O Sistema de Gestão da Qualidade pode e deve contribuir para tornar a empresa mais competitiva. Não fazendo isso, todo o trabalho desenvolvido é inútil.
Olá, Mário.
Muito obrigada pela sua contribuição, essa troca de experiências é muito valiosa.
Continue nos acompanhando!
Mário, concordo com suas colocações. Apenas complementando em quinze anos atuando no sistema de qualidade em diversos seguimentos da indústria, observo que uma empresa sem cultura para a qualidade não conseguirá alcançar o sucesso. E pensar qualidade é reduzir custos mas é preciso ter pessoas engajadas e com mentalidade para a qualidade.
Olá, Anônimo.
Perfeita contribuição! Incorporar a cultura da qualidade às atividades do dia a dia das pessoas é fator primordial para o sucesso, e isso de fato só ocorre, quando há o engajamento dos líderes organizacionais com o processo de qualidade, fazendo com que o quadro de funcionários aja com posturas e costumes que definem o processo de qualidade.
Continue nos acompanhando!
Desenvolver uma cultura básica voltada para a excelência e para a qualidade é fundamental. No Brasil as empresas, devido a propria estrutura educacional da sociedade brasileira é muito desnivelada em termos de qualidade. Trata-se de um trabalho que necessita de investimento em termos de tempo e de recursos.
Olá, Ricardo.
Muito obrigada pela sua contribuição e continue nos acompanhando!