Pruebe gratis la herramienta para la gestión de la calidad Qualyteam

2 comentarios sobre “Por que a alta direção não se envolve com a gestão da qualidade?

  1. Com a atualização da norma, para 2015, creio que a alta direção terá que se envolver mais, mesmo porque não existe mais a figura do RD. Mas tudo o que disse está certo, até diria que implantar um sistema para um certificado até dá, mas a visão da Diretoria será de um sistema que tem um custo alto. Se for o contrário, por exemplo, houver a participação da Diretoria em tudo, o sistema agregará valores aos processos e os custos são mínimos pelo retorno do sistema de gestão empregado.

  2. Lendo este debate, pode-se questionar, qual o nível de envolvimento que se quer da Alta Direção? (Não se esqueça que tem que definir as responsabilidades). Será que o problema está na alta direção?
    Com quase 20 anos de experiências em gestão da qualidade na área industrial e na área acadêmica alguns pontos devem ser destacados que fazem sentido a discussão desse tema. Alguns pontos que podem ser identificados que podem estar gerando baixo envolvimento:
    1 – A política da qualidade não foi definida pela a alta direção
    2 – Os objetivos não estão relacionados a política e nãa focam os objetivos da organização, o foco está em não-conformidades, retrabalho, cumprir cronograma de auditoria, ao inves de faturamento, confiabilidade, rentabilidade e outros.
    3 – Os processos foram mal definidos e são mal monitorados
    4 – A análise mensal de dados é feito pelo RD ou pela Qualidade e não pelo Dono de cada processo
    5 – O Diretor da área não tem envolvimento na análise mensal dos dados.
    6 – A Análise Crítica da Direção não é consistente com o desempenho do SGQ.

    O cliente exige um sistema de gestão pois ele reconhece as vantagens de ter um fornecedor que fale a mesma linguagem. As responsabilidades devem ser definidas e cada um deve fazer sua parte. Quem conduz o sistema de gestão deve ser facilitador e alinhar o sistema de gestão a atender os requisitos do cliente e da organização.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap