Pruebe gratis la herramienta para la gestión de la calidad Qualyteam

56 comentarios sobre “POP: Como escrever um Procedimento Operacional Padrão?

  1. Excelente material, parabéns!!!

    Outra justificativa para se utilizar o Procedimento Operacional Padrão além da questão de ausência inesperada de um funcionário é a aplicação da ferramenta nas empresas que trabalham com vários funcionários que desenvolvem a mesma tarefa em turnos diferentes de trabalho para execução de uma mesma tarefa.

  2. Gostei muito do blog, tem artigos bem esclarecedores!
    No entanto tenho dúvida com relação a ter cópia física dos documentos, pop’s e formulários. Na empresa todos utilizam computador e tem acesso ao servidor onde estão os documentos. É realmente necessário manter impressos ou posso descartar essa prática?
    Obrigada!

  3. Bom dia Qualyteam,

    Gostaria de tirar uma dúvida com relação a forma de escrever gramaticalmente um POP. Li em outros sites e blogs da qualidade a informação que é melhor utilizar os seguintes tipos de escrita:
    -Voz passiva com auxiliar e infinitivo
    Ex:Deve-se analisar os fatos.
    -Futuro do Indicativo
    Ex:Deverá ser realizado tal procedimento.

    Dessa forma, esta sugestão procede?
    Muito Obrigada.

    • Olá Jeniffer,
      Bom Dia,

      Em resposta ao seu questionamento, o POP deve ser o mais claro e objetivo possível, para que possa ser compreendido por todos da empresa. Trabalhe com textos curtos e utilize fluxogramas, gráficos ou ilustrações. Peça sempre auxílio de sua equipe para revisar o documento. De maneira geral, não use «você», pois já fica implícito no texto. Fale sobre as atividades na voz ativa e comece as frases com imperativos (Ex:Remova a poeira do eixo de ar antes do uso).O modo imperativo é usado na gramática para dar comandos, ordens, conselho. Tem por objetivo induzir o indivíduo a uma ação.
      E não esqueça de sempre checar a clareza do texto.
      Espero ter lhe ajudado!
      Estamos sempre a disposição e continue nos acompanhando.
      Abraços.

    • Olá, Roberto.
      Em relação ao seu questionamento, não existe um «modelo» de POP, em sua empresa mesmo você possivelmente terá vários. O ideal é não copiar procedimentos de livros ou de outras organizações, pois cada processo possui suas particularidades, devendo esses procedimentos serem adequados ao tipo de processo. Quem executa o processo deve fazer parte da elaboração do POP, já que conhece todas as características e peculiaridades.
      Ele deve ter linguagem simples e objetiva, para que todos tenham acesso e funcione como um guia.
      Você pode inserir as seguintes informações: Nome, Objetivo, Documentos de referências (manuais), Local de aplicação, Descrição das etapas da tarefa e de seus executores e responsáveis, Fluxograma, Local onde poderá ser encontrado e o nome do responsável, Forma que será gerado (eletrônico, papel), Gestor, Responsável, etc.
      Espero ter lhe ajudado.
      Continue nos acompanhando!

  4. Boa tarde.

    Em uma revisão, uma colaboradora realizou anotações a lápis em um procedimento, referente o que deveria ser ajustado.
    Por se tratar de anotações para futuro ajuste, sem rasurar ou impedir a leitura da impressão original não há implicações maiores ou esta atitude prejudica a «legalidade» do procedimento impresso até a sua revisão, fora a questão estética?

    • Bom Dia, Itacir.
      Em resposta ao seu questionamento, a norma exige que o documento e o processo de revisão sejam claros. Por isso, pense se:
      1) Essas anotações à lápis não vão mesmo prejudicar a leitura?
      2) Esta é a forma adotada pela empresa para revisar todos os documentos? Precisa ter uma forma de revisar padronizada. Não dá pra um escrever à lápis, outro mandar por e-mail e outro falar por telefone.

      Continue nos acompanhando!

  5. Olá!
    Fui cobrada por não posuir POP de um processo que ainda está em implantação e ainda não validado, portanto existem muitas dúvidas a serem sanadas e nem mesmo a alta gerência consegue respondê-las.
    A cobrança por escrever POPs de atividades ainda em construção é constante e faz com que os POPs sejam apenas burocráticos.

    Gostaria de receber sugestões sobre o assunto.

    • Olá, Adriana.

      Em relação ao seu questionamento:
      A padronização está na última etapa do ciclo PDCA (https://www.youtube.com/watch?v=0FnwrqybIx0). Antes de padronizar, você precisa experimentar o procedimento, para saber se ele realmente traz melhoria. Mesmo esta experimentação precisa ser registrada, e existem formas diferentes de registrar/documentar essas experimentações. O mínimo necessário é:

      1) Uma entrada, ou seja, o problema a ser resolvido ou melhoria a ser conquistada (pode ser uma ata de reunião) e um plano (pode ser o 5W2H);
      2) Um acompanhamento dessas atividades, anotando o que deu certo ou não (uma ToDo List ou o TOOLS);
      3) No fim do plano, uma análise para saber se ele atingiu o objetivo (gráficos e ata de reunião);
      4) Se deu certo, tornar essas atividades em um padrão (POP).

      Espero ter ajudado. Não deixe de acompanhar nossas novidades!

  6. Bao noite Evelize

    Trabalho em uma multinacional nova no Brasil. Somos do departamento de logística e necessitamos fazer im POP para alguns processos (por que ainda não temos tal documento). O correto é nosso departamento fazer todo o documento? Redigir, juntar informações e etc? Ou o correto é o departamento da Garantia da Qualidade redigir e juntar as informações, e nós da logística dar suporte com as informações?

    • Olá, Andrey.
      Obrigada pela participação.
      Em relação ao seu questionamento, não existe «fórmula» correta. Como dissemos no artigo, o interessante é montar um grupo de trabalho responsável pela elaboração. O importante é que o executor/responsável do processo faça parte desta atividade, pois ele é o conhecedor do processo e sabe de suas características, deficiências e particularidades.
      Estamos lançando uma série de e-books com diversos temas da área. Cadastre-se para receber as novidades.
      Espero ter ajudado e continue nos acompanhando!

    • Olá, Cláudio.
      Obrigada pela participação.
      Em relação ao seu questionamento, não existe “fórmula” correta. Como dissemos no artigo, o interessante é montar um grupo de trabalho responsável pela elaboração. O importante é que o executor/responsável do processo faça parte desta atividade, pois ele é o conhecedor do processo e sabe de suas características, deficiências e particularidades.
      Espero ter ajudado e continue nos acompanhando!

      • Olá Sra. Evelize!

        Eu entendi que o grupo de trabalho deve auxiliar na elaboração, mas a responsabilidade da elaboração desse documento seria do setor de RH ou de Qualidade? Outra coisa, acho indispensável para setores industriais, mas no caso de comercio e administrativo, cujos os processos são todos versáteis, não poderia engessá-los?

        • Olá. Mirella.
          Agradecemos sua participação.
          Em relação ao seu questionamento, quem executa o processo deve fazer a elaboração do POP, já que conhece todas as características e peculiaridades. Não acredito em «engessamento» dos processos, até porque o POP tem como características ser simples e objetivo com intuito de padronizar, você pode inserir as seguintes informações: Nome, Objetivo, Descrição das etapas da tarefa e de seus executores e responsáveis, etc. Você só irá padronizar depois de experimentar se o procedimento realmente deu certo, se os problemas foram solucionados, etc, isso só irá auxiliá-la.
          Continue nos acompanhando!

  7. Bom dia!
    Trabalho em uma empresa pequena e que não possui o POP. Gostaria de implementa-lo.
    Temos um problema que seria falta de pessoa especifica para fazer o POP.
    Gostaria de ver um POP de alguma empresa para eu tentar seguir como referencia e tentar fazer um para a que trabalho.
    Alguém poderia me ajudar?

  8. Bom dia, trabalho em uma empresa onde possuímos pop para todos os processos, gostaríamos de mudar o layout do nosso pop, mas estamos com uma duvida no documento atual no rodapé temos os campos elaborado, revisado e aprovado em todas as páginas, seria possível alterar esse rodapé e deixar essas informações somente na primeira e ultima página?
    Obrigada

    • Oi, Amanda. Obrigado pelo elogio!

      Assim que você fizer o promeiro POP, comece a rodar o PDCA até conseguir uma melhoria. Ao encontrar essa melhoria (o que pode levar um tempo indeterminado) atualize o POP e inicie o PDCA novamente.

      A dica é não se basear no tempo para atualizar o documento, mas estar continuamente buscando formas de melhorá-lo.

  9. Boa Noite!!! Gostei muito das dicas, sou podóloga e trabalho sozinha no meu gabinete, então a Vigilância Sanitária pediu o pop para podologia, existe algum modelo para referencia, estou bem confusa, não encontrei nada, nem no Senac… gostaria de ver um para desenvolver o meu… tem como me auxiliar? agradeço desde já…

  10. Lusinete, acredito que você tem condições de criar!
    Mas ainda assim se quiser uma orientação rápida (nao sei se aplicará ao seu negócio), tenha as seguintes informações no seu POP: • Nome do procedimento
    • Local da aplicação
    • Reponsabilidade (cargos)
    • Responsabilidade elaboração e revisão do POP
    • Materiais, ferramentas envolvidas
    • Documentações de referências
    • Siglas???
    • Passo a passo das atividades, com responsáveis descritos em cada etapa
    • Fluxograma
    • Revisões
    • Stakeholders
    • Exceções da regra

    Alguns itens ai talvez você não utilizará, mas ajuda já ter a base do seu procedimento.

    Abraços
    David Macedo – Ciclo PDCA

Responder a Amanda Cancelar respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap