Gostei do texto, com a redução na receita gerada pela crise, necessariamente torna-se imprescindível a redução de despesas, se executado tal tarefa com foco na qualidade a chance de manter colaboradores motivados e os clientes fidelizados, e muito maior.
É no momento da crise que muitas organizações se fortalecem. Para isto, continuam qualificando seus colaboradores, investindo naquilo que é primordial para o negócio e implementando práticas mais inteligentes de se chegar ao produto final com a qualidade exigida pelo cliente. Desta forma, passada a crise sua volta é sempre triunfal e com o retorno do capital investido garantido.
A manutenção faz parte dos «processos de apoio» na gestão por processos. Isso significa que ela interage com vários setores da empresa ao mesmo tempo. Dessa forma, melhorias na gestão da manutenção impactam diretamente em todos os outros processos da empresa.
A recomendação dos especialistas para tempos de crise é, principalmente, otimizar os processos. Na gestão da manutenção isso pode ser feito de duas formas:
1) reduzir o tempo das atividades da manutenção e reduzindo as falhas desse processo, através de gestão de não conformidades, usando o PDCA, softwares como o TOOLS, ou mesmo em planilhas, no caso de empresas pequenas.
2) Este sim seria um diferencial para sua empresa ser mais competitiva: utilizar a gestão de manutenção para apontar onde estão as falhas mais «caras» e que mais se repetem nos outros processos da empresa. Leve até os gestores de outros processos relatórios mensais ou semestrais que apontam quais atividades poderiam ser melhoradas para que exijam menos manutenção, menores custos e assim melhorar a qualidade do resultado final.
Gostei deste post!
Gostaria de parabenizá-los pelo que tem apresentado no blog e gostaria de conhecer mais o trabalho de vocês.
Obrigado!
Rogério Barone
Obrigado, Rogério! Um especialista deve entrar estar em contato com você para mostrar mais do nosso trabalho, tudo bem?
Gostei do texto, com a redução na receita gerada pela crise, necessariamente torna-se imprescindível a redução de despesas, se executado tal tarefa com foco na qualidade a chance de manter colaboradores motivados e os clientes fidelizados, e muito maior.
É no momento da crise que muitas organizações se fortalecem. Para isto, continuam qualificando seus colaboradores, investindo naquilo que é primordial para o negócio e implementando práticas mais inteligentes de se chegar ao produto final com a qualidade exigida pelo cliente. Desta forma, passada a crise sua volta é sempre triunfal e com o retorno do capital investido garantido.
Parabéns pelo artigo…. SGQ também significa estratégia, a qual é indispensável nos dias atuais!!!
Compartilho com o pensamento do autor.
como deve ser a gestao de manutencao em uma empresa que quer ser mas competitiva no mercado?
A manutenção faz parte dos «processos de apoio» na gestão por processos. Isso significa que ela interage com vários setores da empresa ao mesmo tempo. Dessa forma, melhorias na gestão da manutenção impactam diretamente em todos os outros processos da empresa.
A recomendação dos especialistas para tempos de crise é, principalmente, otimizar os processos. Na gestão da manutenção isso pode ser feito de duas formas:
1) reduzir o tempo das atividades da manutenção e reduzindo as falhas desse processo, através de gestão de não conformidades, usando o PDCA, softwares como o TOOLS, ou mesmo em planilhas, no caso de empresas pequenas.
2) Este sim seria um diferencial para sua empresa ser mais competitiva: utilizar a gestão de manutenção para apontar onde estão as falhas mais «caras» e que mais se repetem nos outros processos da empresa. Leve até os gestores de outros processos relatórios mensais ou semestrais que apontam quais atividades poderiam ser melhoradas para que exijam menos manutenção, menores custos e assim melhorar a qualidade do resultado final.