Pruebe gratis la herramienta para la gestión de la calidad Qualyteam

8 comentarios sobre “Qual o papel da gestão da qualidade no combate à crise financeira e na manutenção da competitividade?

  1. É no momento da crise que muitas organizações se fortalecem. Para isto, continuam qualificando seus colaboradores, investindo naquilo que é primordial para o negócio e implementando práticas mais inteligentes de se chegar ao produto final com a qualidade exigida pelo cliente. Desta forma, passada a crise sua volta é sempre triunfal e com o retorno do capital investido garantido.

    • A manutenção faz parte dos «processos de apoio» na gestão por processos. Isso significa que ela interage com vários setores da empresa ao mesmo tempo. Dessa forma, melhorias na gestão da manutenção impactam diretamente em todos os outros processos da empresa.

      A recomendação dos especialistas para tempos de crise é, principalmente, otimizar os processos. Na gestão da manutenção isso pode ser feito de duas formas:

      1) reduzir o tempo das atividades da manutenção e reduzindo as falhas desse processo, através de gestão de não conformidades, usando o PDCA, softwares como o TOOLS, ou mesmo em planilhas, no caso de empresas pequenas.

      2) Este sim seria um diferencial para sua empresa ser mais competitiva: utilizar a gestão de manutenção para apontar onde estão as falhas mais «caras» e que mais se repetem nos outros processos da empresa. Leve até os gestores de outros processos relatórios mensais ou semestrais que apontam quais atividades poderiam ser melhoradas para que exijam menos manutenção, menores custos e assim melhorar a qualidade do resultado final.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap