Pruebe gratis la herramienta para la gestión de la calidad Qualyteam

9 comentarios sobre “Como convencer a equipe a participar da Gestão da Qualidade

  1. O engajamento das pessoas no SGQ é uma construção alicerçada nos propósitos da Alta Direção e no exemplo das lideranças dando importância ao tema.
    É preciso deixar de preencher documentos, planilhas, gráficos e realizar Análise Crítica pela Direção só para cumprir um requisito normativo ou de uma certificação…
    A organização precisa fazer isto porque considera importante, porque valoriza as pessoas que fazem a qualidade acontecer, porque estão comprometidas com a melhoria contínua dos seus processos… ou seja fazem isto porque QUEREM FAZER!
    QUERER FAZER, passa por acreditar que esta é a melhor forma de obter resultados sustentáveis.
    Para isto é preciso INTERNALIZAR a qualidade no dia a dia das pessoas, principalmente dos líderes e estes tem o papel fundamental de inspirar suas equipes. Só desta forma, teremos engajamento com o SGQ.
    O sucesso é consequência para aqueles que trabalham desta forma.

  2. Boa tarde a todos!
    Interessante a matéria e isso nos mostra que devemos sempre investir no processo (maquinário, treinamento, pessoas, matéria prima e ouvir nossos clientes) para alcançar os 99,99% de satisfação do cliente (interno e externo).
    A empresa que trabalho é familiar e esta no mercado um pouco mais de 10 anos e o SGQ começou em janeiro de 2014. Eu comecei melhorando o processo de algumas linhas, mostrando que tinha muitas operações desnecessárias para a fabricação do produto; comecei a tratar o cliente com total transparência (não apenas trocando o produto mas ouvindo-o e indo resolver a causa raiz) e nesse semestre comecei um treinamento de kaizen, mostrando várias ferramentas da qualidade e debatendo não conformidades no cliente e idealizando um quadro mostrando o produto conforme, em alerta e o refugo.

  3. As pessoas só acreditam naquilo que conhecem, Partindo deste pressuposto, elas precisam receber informações e cabe à Equipe da Qualidade com apoio da Alta Direção e do RH levar este conhecimento até elas, inicialmente através dos caminhos convencionais de treinamento e posteriormente utilizando de feedbacks, reuniões de resultados periodicamente, desenvolvimento de projetos de melhorias com envolvimentos de equipes multifuncionais. São muitas as formas de trabalhar a qualidade. O que não deve deixar acontecer é perder a essência de que a qualidade é feita pelas pessoas. e só teremos sucesso se prepararmos nossas equipes para trabalhar com visão sistêmica.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap