Pruebe gratis la herramienta para la gestión de la calidad Qualyteam

7 comentarios sobre “Qual é a diferença entre Documentos e Registros?

  1. Prezada Alice.
    Seu artigo é uma afronta aos princípios da norma ISO 9001. Primeiramente pela própria questão de requisitos, e em segundo lugar pela conceituação dos mesmos. Fico bastante preocupado quando uma empresa adota este tipo de interpretação, pois em todos os aspectos é conflitante.
    Primeiramente pois o registro precisa ter definida o seu arquivamento, ou seja é um registro do passado, enquanto que o documento define atividades atuais que estão sendo realizadas. O registro não necessita ter as alterações identificadas enquanto que o documento necessita. E poderia ficar aqui citando outras situações.
    Pelo bem da qualidade seria oportuno que estes conceitos que voce divulga fossem reavaliados.
    Não estou aqui querendo criticar a voce, pois nem a conheço, e seria arbitrariedade da minha parte, mas contribuir com a assertividade correta dos elementos da norma.

    • Parabéns pela sua preocupação com os conceitos da qualidade, Rogério! A troca de informações faz todos crescermos juntos.
      Seu comentário foi ótimo! O artigo ajuda de forma muito básica, mas funcional, a diferenciar os tipos de documento, mas à medida que nos aprofundamos no universo da Gestão da Qualidade, aprendemos muito, e percebemos muito mais detalhes.
      Uma explicação bastante precisa, da própria ISO, se encontra no item 2.7.2 (Tipos de documentos usados em sistemas de gestão da qualidade) da ISO 9000 (Fundamentos e vocabulário). Vale à pena uma olhada.

  2. Registros também são documentos, porém são um tipo especial de documento (ver ISO 9001:2008 4.2.3 1º parágrafo). Registros são necessários para prover evidência de ações executadas. Um formulário em branco enquanto não estiver preenchido com informações, ainda não é chamado de Registro (ABNT ISO/TR 10013).
    Att:
    Wilson Miranda
    Auditor de Certificação

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap