Por que a Gestão da Qualidade é uma aliada em momentos de crise?

Por Thatiana Sousa Sestrem
Jornalista

 

Manter o foco na satisfação ao cliente, otimizando processos, dinheiro e recursos é o grande salto das empresas que priorizam a gestão da qualidade em períodos de crise.

De um dia para o outro estamos todos em home office. E esta não foi uma característica de uma ou mais empresas por gosto pessoal. O cenário repentino do avanço da pandemia COVID-19 (ou coronavírus) no país, assim como tem ocorrido em todo o mundo, fez com que as empresas dos mais diversos segmentos tivessem que repensar a toque de caixa não apenas o formato de trabalho.

Mas o choque com a nova realidade também vem freando o pensamento dos gestores e alta direção quanto ao avanço dos projetos envolvendo a gestão de qualidade.

O trabalho realizado em equipe reduzida que administra apenas as atividades básicas, a pouca entrada de recursos financeiros, tem resultado na insegurança de realizar um novo investimento em momentos de instabilidade econômica.

Agora o que está em jogo também são todas as estratégias para garantir a solidez do seu negócio, antecipar tendências, comportamentos do consumidor e minimizar os possíveis impactos que possam resultar em uma crise.

Isso faz com que projetos voltados ao sistema de gestão de qualidade ainda sejam vistos como um gasto secundário frente a tantas outras questões a serem vistas. Afinal, o ideal é ver como o mercado irá se comportar nos próximos dias para verificar se o investimento com a qualidade é viável, certo?

ERRADO!

Veja por que a gestão de qualidade pode ser uma grande aliada e não um custo adicional para a empresa.

Otimiza processos para economizar tempo, dinheiro e recursos

Gestão da Qualidade é estratégica no processo de decisão das empresas. E para aquelas empresas que ainda não estruturaram processos é uma boa oportunidade para iniciar e manter as atividades mais integradas. A partir do momento que você consegue ajustar estas padronizações, também encontra melhor rentabilidade ao mesmo tempo que economiza recursos diante de um possível cenário de crise.

Outra dica: Use e abuse da tecnologia para lhe auxiliar na otimização de processos, automatizando tarefas e delegando responsabilidades. Concentrando todas as ações em um único ambiente online, por exemplo, também facilita a execução e maior controle de toda a equipe, contribuindo em uma melhor gestão de tempo e engajamento dos colaboradores para o alcance de resultados.

Assim, você tem mais chances de superar desafios ao fazer uso de um sistema que te permite flexibilidade para desenvolver as ações e acompanhar os resultados a qualquer momento.

 

Assegura a satisfação de clientes

Segundo o relatório sobre o cenário global de atendimento ao cliente realizado pela Microsoft, 95% dos entrevistados apontam como atendimento ao cliente um dos itens mais importantes para escolha e lealdade a uma marca. E 61% dos casos não hesitam em mudar de marca por questões relacionadas ao mal atendimento.

Os números comprovam algo que enquanto consumidores vivenciamos no dia a dia. O cliente não hesitará em abandonar sua empresa se você não oferecer um produto ou serviço de qualidade.

Com um Sistema de Gestão de Qualidade alinhado e com todos os processos e metodologias de negócio sistematizados, você pode (e deve!) monitorar a percepção dos clientes quanto às suas expectativas atendidas.

Ter indicadores e processos mapeados, assim como manter decisões com foco no cliente, resulta em um serviço otimizado e com menos falhas. Assim, é possível garantir uma melhor experiência ao usuário, melhorando o relacionamento entre empresa e cliente.

Trate não-conformidades e invista em ações preventivas

Saber lidar com não conformidades pode ser o diferencial para uma empresa que busca minimizar custos e prevenir problemas. Nesse sentido, a organização deve ter um comportamento proativo e não reativo, ou seja, pra quê deixar para amanhã uma dor de cabeça que você pode evitar hoje?

Com um sistema de gestão de qualidade bem estruturada, a empresa pode automatizar processos, e construir planos de ação para a solução de problemas. Ou seja, pode ter estruturado todo o planejamento, execução e avaliação. Dessa forma, diminui a incidência de não conformidades, tratando e eliminando as causas raiz, ajudando a manter os processos de qualidade mais eficazes, alocando- os em melhoria contínua, ao invés de focar em correções de erros repetitivos. Isso sem contar o melhor tratamento de ações corretivas e preventivas.

 


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É hora de se reinventar

Seja no trabalho remoto ou não, as empresas não podem parar.

Este novo momento que estamos vivendo em nível global requer das empresas uma avaliação urgente dos seus processos internos e como superá-los em eventos inesperados. Em um mercado altamente competitivo, não há mais espaço para empresas que ainda contam com ações truncadas e que gerem retrabalho ou que não possam contar com sistemas em nuvem para a continuidade das ações.

Isso também inclui prejuízos por má gestão documental, falta de um planejamento de riscos e readequações ao modo de trabalho. Nada mais deve mais ficar em segundo plano , com o risco da organização também ficar em segundo plano na preferência do cliente.

E é por conta deste mercado que estará cada vez mais disputado daqui pra frente que a implantação de um sistema de gestão de qualidade – SGQ, está longe de ser uma despesa. Pode ser o grande salto que destacará a qualidade dos produtos da empresa e o quanto ela se preocupa em oferecer o melhor para o cliente.

Implantar um Sistema de Gestão de Qualidade é transformar uma cultura organizacional que proporcionará uma nova visão sobre o negócio e como a marca se relaciona com o mercado. É o momento dos gestores engajarem todos os colaboradores para transformar os processos da empresa e tornar os sistemas de qualidade altamente eficazes para que possam entregar o melhor para o cliente.

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8 comentários sobre “Por que a Gestão da Qualidade é uma aliada em momentos de crise?

  1. Sim, são pontos muito importantes de mudança na cultura organizacional.
    Quando você entende que garantia da qualidade é parte essencial na oferta de valor para o seu cliente, a gestão da qualidade deixa de ser um ônus e passa a ser uma necessidade.
    Depois da crise do coronavírus, a crise de perda dos clientes por falha na qualidade só aumentará os prejuízos.

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