Palestra: O Perfil da Competitividade Brasileira – VI Seminário da ABQ

Para este ano o evento nacional abordará o tema “O Imperativo da Governança Sustentável” e seu papel na construção da competitividade das organizações brasileiras. O escopo do evento evidencia a relevância do papel da liderança das organizações em prol da sustentabilidade nos seus aspectos tradicionais, econômico, social e ambiental, acrescido das visões, cultural, ética e estética.

Entre os destaque da programação 2019 estão as palestras e os painéis, sendo que uma das palestras irá abordar o tema “O Perfil da Competitividade Brasileira”. Esta palestra contará com a participação do Dr. Fabio Frezatti/FEA-USP, da Dra. Vera Thorstensen/CCGI da FGV, e da Dra. Samantha Ferreira e Cunha/ CNI-DDI-GPC.

A redação do Blog Qualidade Simples entrou em contato com os palestrantes e recebeu uma prévia em primeira mão de duas das três feras que estarão no palco. Segue um vislumbre do grande conteúdo que será ministrado aos seminaristas presenciais e a plateia online do VI Seminário da ABQ:

Dr. Fabio Frezatti – Aperfeiçoamentos da qualidade e da competitividade das organizações decorrem de múltiplos esforços no ambiente macro, dependendo de governos e outras instituições. Por sua vez, outra forma de entender a questão é o conjunto de organizações existentes no país e seus vários estágios organizacionais. A partir desse elemento, o foco da palestra consiste num check-up de cada organização para entender e planejar ações que reforcem o seu posicionamento estrutural, com reflexos na competitividade. O modelo de Greiner foi usado na análise e aspectos de potencial melhoria serão indicados durante a palestra.

Dra. Samantha Ferreira e Cunha – Alinhada à sua missão de apoiar a indústria brasileira, a CNI produz um conjunto de indicadores econômicos que permitem acompanhar a evolução da competitividade das empresas e do Brasil. A palestra irá abordar o conceito de competitividade e suas medidas, contemplando indicadores de resultado e indicadores determinantes. Para que o Brasil volte a crescer e esteja pronto para enfrentar novos desafios, como a Indústria 4.0, a CNI apresenta uma ampla agenda estratégica e propõe ações que dependem do governo e das empresas. Venha conhecer os nossos indicadores e propostas!

Quando:

O Seminário acontece dia 6 de novembro de 2019, das 08h30 às 15h00, e palestra “O Perfil da Competitividade Brasileira” acontece das 08h55 às 09h40.

Como assistir ao evento:

O evento será transmitido via Web e a inscrição já está disponível neste link. Já a participação presencial é mediante convite.

Quem:

Dr. Fabio Frezatti
Atual Diretor da FEA – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuárias da USP. Graduado em Administração de Empresas, mestrado em Administração, e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP. Professor Livre-docente e Titular da USP. Atual Presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio da USP. Foi o primeiro Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis; Editor-Chefe do periódico Accounting & Finance Review, participa do Conselho Editorial de vários periódicos, nacionais e estrangeiros. Foi executivo como gerente e diretor de empresas multinacionais. Tem atuado em projetos nas áreas de gestão, principalmente em empresas familiares de médio e grande porte. Publicou seis livros e mais de 80 artigos acadêmicos, com mais de 3.000 citações. Lidera o laboratório de pesquisa denominado “Práticas Gerenciais das Empresas Brasileiras”. Recebeu dez prêmios e reconhecimentos pela sua atuação profissional.
Saiba +

Dra. Samantha Ferreira e Cunha
Doutora em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Foi pesquisadora do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia do Instituto de Economia da Unicamp entre 2009 e 2013. Atualmente é Especialista em Desenvolvimento Industrial na Gerência de Pesquisa e Competitividade da Confederação Nacional da Indústria/DDI/GPC.
Saiba +

Dra. Vera Thorstensen
Professora da Escola de Economia de São Paulo e Coordenadora do Centro do Comércio Global e Investimento – CCGI da FGV. Titular da Cátedra OMC no Brasil e Presidente do Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio (CBTC) do Conmetro desde 2014. Possui doutorado em Administração de Empresas pela FGV – SP, pós-doutorado em Economia Internacional pela Universidade de Harvard, mestrado na EAESP/FGV, área de finanças (1996) e bacharelado em Matemática pela USP (1972). Foi Assessora Econômica da Missão do Brasil junto à OMC em Genebra de 1995 a 2010 e Presidente do Comitê de Origem da OMC de 2004 a 2010. Foi Visiting Scholar no BID em Washington e no Centre of European Studies em Bruxelas.
Saiba +

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *