O cliente é a alma do negócio: priorize-o

Para manter as portas abertas e atividades a todo vapor, há um objetivo perseguido diariamente por todos os negócios: clientes.

Como já não é novidade a ninguém, conquistar clientes não é uma tarefa nada fácil e somente dar a eles o melhor produto ou serviço não basta, é preciso dar a devida atenção a todas etapas que os envolve, do contato inicial ao pós-venda.

Antigamente o público se contentava apenas com aquilo que era pago, justificando de certa forma a famosa frase surgida em 1909 com Harry Gordon Selfridge: ‘’ o cliente tem sempre razão’’.

Tal afirmação pode ser um tanto quanto problemática atualmente, pois pense: em tese os clientes têm sempre razão porque pagam, mas atendê-los de acordo com o que é pago basta?

Descubra agora o que fazer para o seu negócio ter uma carteira de clientes satisfeitos!

Implante a filosofia Customer Success

Em bom português significa ‘sucesso do cliente’ e está muito além de ser um setor dentro da empresa.

O CS é parte do negócio e sua missão é fazer com que o cliente consiga ter a melhor experiência possível com o produto adquirido ou serviço contratado.

Para isso, é realizado um suporte ativo, ou seja, há o acompanhamento frequente junto do cliente para que ele não tenha quaisquer contratempos. As funções do CS são:

• prestar assistência personalizada;
• dar consultoria;
• acompanhar o ciclo de vida do cliente;
• reduzir o churn;
• criar oportunidades de cross e upselling;
• onboarding.

Ofereça algo além de produto e serviço

Sabe o que todas as marcas possuem em comum, por mais que sejam rivais? A ideia que criam em torno do que vendem.

Pense na Coca-Cola e seu slogan ‘abra a felicidade’: essa frase não é apenas parte de uma campanha e sim o valor que a empresa transmite em relação ao seu produto. Aliás, o público tem buscado por isso, pois automaticamente tem a sensação de exclusividade ao consumir.

O consumidor expressa curiosidade em saber ‘quem é a empresa’ por trás do produto, então se conectar com ele por meio disso não só é interessante para atraí-lo, como para consolidar a empresa no mercado.

Ainda seguindo a linha de ‘valor além do produto ou serviço’, a Doutores da Web é outro exemplo, ela é uma empresa de marketing digital que trabalha para posicionar empresas nas primeiras posições de sites de busca como Google, Yahoo e Bing de forma orgânica. De acordo com a empresa, mais de 2 mil clientes já utilizaram a metodologia em seus negócios e aumentaram suas vendas significativamente. Sendo esse o valor que a empresa passa aos seus clientes, além do serviço que disponibiliza, é o de transformar negócios.

Tenha um relacionamento com o público

Complementando o raciocínio acima, a relação que se tem com cada cliente hoje é fundamental. Vender e depois ‘abandonar’ o consumidor até ele voltar com um problema ficou lá atrás!

A prova disso é o marketing digital que a cada dia que passa se mostra uma estratégia indispensável às empresas.

A internet, mais especificamente as mídias sociais, possibilitaram a troca de informações diretas entre público e empresas, beneficiando ambos os lados.

Por parte de quem vende, a possibilidade de conhecer sua persona e a partir disso abordá-la de maneira assertiva, baseando-se sempre em seu interesse se tornou realidade. Um facilitador de vendas e fidelização. Se sabe o que o cliente procura, fica mais trazê-lo à conversão, não é mesmo?

Já o público, passou a ter a oportunidade de conhecer com maior profundidade a empresa por trás daquilo que ela consome, quais são seus valores, ideais, filosofias, como se posiciona no mercado e por aí vai.

Acredite, isso importa muito! O relacionamento tem sido um divisor de águas aos negócios, para o bem e para o mal, então deve ser priorizado.

Para finalizar, se quiser que o cliente fique mais tempo na casa, compre mais e ainda recomende o seu serviço, a grande medida a ser tomada é acompanhá-lo nos três estágios: antes, durante e após a compra.

 

Autor: Rafael Mucheroni – Criador de Conteúdo
Jornalista, músico e criador de conteúdo com apenas um propósito: tornar temas complexos pertencentes ao universo do marketing digital em leituras leves, agregadoras e informativas.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *