Cultura Empresarial: conceito, definição e aplicação

Produzir mais e melhor, ser referência em sua área de atuação, otimizar os processos e aumentar o número de clientes ainda é o objetivo de toda empresa que se preze, porém, os caminhos para atingi-lo são diferentes em relação a anos anteriores.

Durante muito tempo, acreditou-se que a relação entre gestão e colaborador deveria ser distante e com um lado mandando e o outro, acatando. Hoje, essa ideia está totalmente defasada e um dos principais pilares dessa transição é a cultura empresarial.

Mas o que é cultura empresarial?

Cultura empresarial é o conjunto de valores, ideias, hábitos, filosofias e crenças que uma organização partilha com seus colaboradores a fim de propiciar um ambiente em que todos estejam voltados ao mesmo propósito e assim consigam alcançar seus respectivos objetivos pessoais e coletivos.

A cultura empresarial vai muito além de impor regras comuns a todos, ela existe para garantir o alinhamento, identificação e propósitos a serem alcançados desde o cargo mais alto até o mais baixo em uma empresa. Logo, ela vale tanto ao estagiário em seu primeiro dia, como ao vice-presidente.

Implementando a cultura empresarial

À essa altura, já está fácil de imaginar o quão importante é a cultura empresarial. Mas, ainda assim, quais são os passos para aplicá-la com sucesso, fazendo com que ela reflita em melhorias?

1 A cultura deve ser registrada

Não precisa dar um livro de 600 páginas a cada funcionário, mas ter registros é crucial para que ela seja vista com seriedade e assim seguida.

Objetivos, planejamentos, filosofias, ideias e propósitos, se já estão definidos, devem ser passados aos colaboradores e reforçados sempre que possível. Inclusive, também precisam ser frisados em processos seletivos ou mesmo em demissões.

2 Metas alinhadas

Todas as pontas da empresa precisam seguir rumo ao mesmo objetivo e por esse motivo manter o pleno alinhamento sobre os ideais da companhia é essencial.

Reuniões frequentes, palestras ou mesmo troca de ideias são auxiliares nesse momento, reiterando os princípios da empresa através de uma comunicação direta e agregadora a todos.

3 O exemplo vem da liderança, sempre

Do VP ao estagiário, lembra? Portanto, quem está na linha de frente é um espelho aos demais e precisa ser um disseminador da cultura empresarial. Não de maneira impositiva, mas como modelo a ser seguido.

É psicologia. Quando o ser humano convive em um ambiente em que se identifica, tende a reproduzir os comportamentos presentes nele e logo, o papel do líder é mostrar o quão importante é se portar desse modo.

4 Engajamento

O ‘’bom trabalho’’ ou ‘’seria interessante melhorar neste ponto’’ dito de um gestor a um colaborador com certeza tem a sua importância, entretanto, engajar está bem além disso.

A distância entre líderes e funcionários está cada vez mais curta e essa relação tem a missão de elogiar, motivar, fazer críticas que acrescentem, sendo fundamentada nos princípios da organização.

5 Estímulo do pessoal para melhorar o coletivo

Uma equipe, por maior que seja, é formada por pessoas que possuem sonhos singulares e a cultura empresarial necessita estimulá-los para que cada colaborador se sinta realizado, enxergue a importância de seu trabalho e tenha satisfação em sempre se empenhar.

Se cada um que compõe a empresa está obstinado a obter êxito, o coletivo o alcança. É uma ciência exata.

6 Mensuração dos resultados alcançados

A cultura empresarial é empregada com o intuito de alcançar objetivos de acordo com o que a empresa acredita, todavia, o único jeito de saber se sua aplicação teve sucesso é analisar os resultados trazidos por ela.

O savoir-faire da cultura empresarial é proporcionar satisfação aos integrantes da organização e desta forma elevar a produtividade de todos, tendo a identificação como alicerce.

Cases de sucesso: Grupo Ideal Trends

Algumas companhias conseguem fortalecer suas raízes e ter êxito utilizando como combustível o que se acredita moralmente, eticamente e profissionalmente, propondo inovação. Este é o caso do Grupo Ideal Trends.

O Grupo Ideal Trends foi idealizado pelo empresário José Paulo Pereira Silva, Mestre e Doutor em Administração de Empresas e Pós-Doutor em Relações Internacionais pela FCU/USA (Linkedin de José Paulo).

José Paulo implantou princípios de gestão vividos na prática e formou a cultura de seu grupo, merecendo este lugar de ‘caso de sucesso’.

Antes de mencionar a cultura empresarial do Grupo Ideal Trends, é relevante uma breve apresentação:

Detentor de 21 empresas dos mais variados segmentos, saúde, marketing digital, serviços, cosméticos e também organizações não governamentais, o Grupo Ideal Trends tornou-se um grupo multi-milionário, figurando entre os maiores conglomerados da América Latina.

Todo o triunfo do Grupo Ideal Trends desde 1995 até 2019, obviamente se deve à visão do CEO José Paulo, a força de vontade dos colaboradores, mas, principalmente à cultura do grupo.

Cultura empresarial e o Grupo Ideal Trends

A cultura do grupo é inteiramente baseada em 10 princípios, seguidos à risca por todos:

• Sonhar grande;
• Meritocracia;
• Formar líderes;
• Ser exemplo;
• Resultados;
• Agir como dono;
• Simplicidade e franqueza;
• Empresa enxuta;
• Trabalho duro;
• Integridade.

A cultura do Grupo Ideal Trends é inteiramente interligada a esses princípios. Simples, mas incrivelmente assertivos e são de fato um exemplo de como aplicar uma cultura empresarial eficiente.

Detalhes sobre a cultura – Grupo Ideal Trends.

Cultura empresarial é o segredo do sucesso

Mais do que fazer parte do planejamento, ela forma a identidade da empresa e determina onde e como ela chegará.

Simplificando, cultura empresarial é pensada pela gestão e executada por todos, como rotina, não obrigação ou mesmo sacrifício. Ela não carece de ser algo jamais visto na história da humanidade, porém, em algum ponto é necessário inovar por meio dela.

Cultura empresarial é a chave para o sucesso simplesmente porque nada e nem ninguém substitui o tato humano e pessoas identificadas e felizes, produzem mais e com maior qualidade. Ou, como costuma dizer O CEO do Grupo Ideal Trends, José Paulo: ‘’se quer ter o melhor, dê o seu melhor’’.

Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.

Autor:
Rafael Mucheroni – Criador de conteúdo no Grupo Ideal Trends
Jornalista, músico e criador de conteúdo com apenas um propósito: tornar temas complexos pertencentes ao universo do marketing digital em leituras leves, agregadoras e informativas.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Um comentário sobre “Cultura Empresarial: conceito, definição e aplicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.