Prof. Odécio Branchini desfruta do prêmio ganho durante Seminário da ABQ

Além do patrocínio no último Seminário da ABQ, também sorteamos uma passagem e estadia em Balneário Camboriú entre os participantes. No fim, a sorte grande foi nossa, pois sorteamos o querido professor Odécio Branchini, integrante do CB-25, membro senior da ASQ, sócio da Qualitividade e cujas experiências remontam a década de 70, quando estudou engenharia na Europa.

Durante a visita à cidade sede da Qualyteam, junto com sua esposa Vera (outra pessoa incrível), Branchini conversou conosco e compartilhamos aqui um pouco da sua história:

 

Qualyteam: Como foram suas primeiras experiências com a qualidade?

Branchini: Bem já faz algum tempo, lá por 1977 quando me certifiquei em Engenharia de Soldagem na “Ecole Superieure de Soudure” do “Institut de Soudure” em Paris quando percebi a importância da Administração da Qualidade no Processo de Soldagem em geral (daí ser chamado como processo especial), depois foi uma série de fatos que me levaram a acreditar que sem qualidade nada acontece e que a melhor prevenção de riscos se faz cuidando da qualidade em particular de sua gestão.

Em 1978, na Confab Industrial, fui designado como Gerente de Área de Garantia da Qualidade Nuclear quando tive a oportunidade de participar de vários cursos voltados para a qualidade de equipamentos de caldeiraria para o circuito primário da Usina Nuclear de Angra II, um destes cursos foi ministrado pelo Prof José Ribeiro da Costa, no meu entendimento um dos maiores Gurus da Qualidade brasileiros.e lá para cá foram, muitos fatos gerando muitos causos que ão vale a pena consumir seu tempo, desta fase que ainda não acabou só levo uma verdade, que é a Missão da Qualitividade “Qualidade é vida. Recicle esta ideia”  

 

Qualyteam: Onde o senhor trabalha hoje?

Branchini: Desde 02/07/1991 dirijo a Qualitividade Treinamento e Consultoria SS com o objetivo de disseminar conceitos da qualidade e desde o ano 2000 a importância da gestão da Qualidade. Na realidade é o trabalho dos sonhos, pois apesar de ganhar pouco, me realizo muito!

 

Qualyteam: Qual evolução o senhor percebe na qualidade desde o início da sua carreira até aqui?

Institut de Soudure, Paris. (foto: wikiCommons)

Branchini: Não houve evolução na qualidade porque ela é lógica e continuada, o que está evoluindo pouco a pouco é a sociedade, em particular a sociedade brasileira, pois em função da nossa alta capacidade de fazer e depois corrigir faz com que deixemos para depois o planejamento e não tenho dúvidas “é no planejamento que se faz a qualidade de produtos e serviços”.

Bem, sobre minha carreira, ela foi toda concebida no princípio de que “conhecimento só tem valor se ele for disseminado”, por isso  dedico todo tempo possível para adquirir conhecimentos, em particular sobre a gestão da qualidade e da sustentabilidade, para poder passar àqueles que queiram compartilhá-lo.

 

Qualyteam: Qual o rumo da qualidade no Brasil, em sua opinião, para os próximos passos?

Branchini: Oportunidades não nos faltam, mas sem dúvidas os próximos passos passam por educação, respeito e ética; para tanto acredito nos meus 3 G’s: “Gentileza, Generosidade e Gratidão”.

 

Almoço frente mar foi parte do prêmio

Qualyteam: Como está sendo sua estadia em Balneário Camboriú?

Branchini: Esta sendo ótima, apesar da chuva que me disseram “você que trouxe”, mas perfeita porque encontrei gente jovem como vocês da Qualyteam que estão me dando a oportunidade de compartilhar meus parcos conhecimentos.

 

 

 

O professor Branchini e sua esposa Vera já estão em casa novamente, mas estamos negociando novas oportunidades para compartilhar o conhecimento do professor. Se quiser ser avisado, inscreva-se na newsletter deste blog clicando aqui.

 

 

 

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.