Excelência no judiciário do Tocantins

Para a maioria dos cidadãos a justiça é morosa, política e tendenciosa, sendo muitas vezes um desserviço ao seu público-alvo. A imagem da mulher de olhos vendados que, segurando uma balança, julga com imparcialidade, não se faz mais crível por grande parte da população, notadamente após o desenrolar de vários fatos ligados aos casos de corrupção que assolaram e ainda assolam nossa Nação. A falta de credibilidade e o letárgico atendimento ao público são, portanto, exemplos absolutos dessa inércia no judiciário brasileiro? A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e a 2ª Vara Cível da Comarca de Palmas-TO” tem mostrado que não!

A reflexão de hoje aborda vários requisitos da norma ISO 9001:2015 voltados ao papel da liderança e ao uso da gestão da qualidade como ferramenta de melhoria contínua e aumento da satisfação do cliente. O artigo apresenta exemplos tangíveis de como a ESMAT e a 2ª Vara Cível da Comarca de Palmas, fazem para a melhorar de maneira inconteste o serviço público, seja através da qualificação de seus magistrados e servidores, seja por meio de um atendimento mais célere aos processos que jazem em meio à burocracia brasileira. A norma ABNT NBR ISO 9001:2015 cita nos requisitos:

5.1.1 i) – “A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao sistema de gestão da qualidade promovendo melhoria”;

5.1.2 c) – “o foco no aumento da satisfação do cliente seja mantido”;

10.1 – “a organização deve implementar quaisquer ações necessárias para atender a requisitos do cliente e aumentar a satisfação dos mesmos, a) melhorando produtos e serviços e b) corrigindo, prevenindo ou reduzindo efeitos indesejáveis”.

ESMAT

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), sob a gestão do Desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas, com o suporte da diretora executiva Ana Beatriz de Oliveira Pretto, do profissional Vinícius Fernandes Barboza e da competente equipe de efetivos e comissionados, tem trabalhado intensamente na manutenção e melhoria do sistema de gestão da qualidade da escola que tem como escopo: “Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais para a melhoria da prestação jurisdicional, por meio de cursos e eventos”.

A Escola, pioneira na implantação da norma ISO 9001 no Brasil, promove cursos, treinamentos, palestras e eventos que tem como finalidade a capacitação de profissionais e melhoria do serviço público.

2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE PALMAS

O escopo do sistema de gestão da qualidade da 2 a Vara Cível da Comarca de Palmas compreende a “Prestação jurisdicional na 2a Vara Cível da Comarca de Palmas” que, sob a condução do Juiz Luís Otávio de Queiroz Fraz e de sua equipe coordenada pelo diretor José Eudacy Feijó Paiva, trabalha incansavelmente para reduzir o volume de processos em trâmite e para encurtar o tempo de atendimento de seu principal cliente: o cidadão.

Exemplos como esses devem ser lembrados quando falamos do papel da Alta Direção com relação à satisfação dos clientes. A conduta dos profissionais apresentada no artigo de hoje, contextualiza a promoção da melhoria contínua dos órgãos públicos, em alinhamento aos princípios apregoados pelo PDCA.

Magistrados, servidores e profissionais que possuem a genuína proposta de servir ao público, podem usar esse modelo de gestão para manter o aumento da satisfação do cidadão, como bem descreve o requisito 5.1.2 c) da norma ISO 9001:2015. Se assim o fizerem, estarão ampliando o número de boas práticas implementadas em nossas instituições e corroborando com aqueles que trabalham de maneira efetiva para um Brasil melhor.

Pense nisto!


Escrito por: Ivan Gonçalves
Consultor e auditor da Qualidade
Especialista em Gestão Industrial pela FAE/CDE e em Engenharia da Produção pela PUC/PR. Auditor Líder para Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001). Auditor do ABS Quality Evaluations desde 2006. Desenvolve estudos para disseminar a qualidade nas empresas.
Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.