Planilha para estimativa de custos de projeto

Moeda britânica

Como a estimativa de custos de projeto pode ajudar sua empresa?

Uma empresa arduamente envolvida com seus custos tem grandes chances de crescer mais rápido e de maneira sustentável no mercado. Uma das formas de gerar resultados analisando custos é ter o seu controle, por isso, saber para onde os custos estão sendo destinados faz não só a empresa economizar, como investir sabiamente o seu dinheiro, além de acertar mais na estimativa de ganhos esperados.

A Nexoos Empréstimo Empresarial é nossa parceira e especialista em estimativa de custos, por isso nos unimos para ajudar você criando uma planilha para estimar custos de novos projetos, evitando maus investimentos. Continue lendo para saber mais.

Recursos e Estimativa de Custos

O principal ponto a ser levado em consideração para a criação de um novo projeto é sua viabilidade financeira. Os custos são calculados durante sua fase de planejamento e devem ser aprovados antes dos trabalhos começarem. Para que isso seja feito é preciso atribuir os recursos para o projeto, então, primeiramente, analise e defina todos os recursos a serem utilizados.

Com os recursos bem definidos, a segunda etapa é fazer a estimativa de custos. Essa é a fase que antecede o orçamento, antes da escolha do fornecedor e fechamento de valores. Como o próprio nome já diz, ela estima custos para embasar o orçamento final do projeto.

Para estimar os custos, nada pode ficar no “achismo”. É preciso documentar quanto cada recurso vai custar, portanto pesquise bem e nunca em um só lugar. Os valores levantados determinarão se o projeto cabe no orçamento e será ou não viável do ponto de vista financeiro. Caso o projeto não seja viável financeiramente ou houver outro mais viável, ele será descartado.

Após o levantamento dos valores, é possível criar um preço médio para cada recurso que atinge o objetivo desta etapa: obter uma estimativa de custos de um projeto específico.

Para você colocar em prática esta etapa, a Nexoos criou uma planilha de custos, exemplificando seu uso. Baixe a planilha abaixo.

 

BAIXAR PLANILHA

 

Orçamento e acompanhamento

Estimativa feita, orçamento definido e aprovado. E agora? Em meio à execução do projeto, o orçamento varia? Claro, pode variar. Uma forma de não perder o controle financeiro durante o projeto é com acompanhamento regular, assim o gestor do projeto evita que o orçamento estipulado seja excedido e faça ajustes, caso necessário.

Conferência

Mais do que possibilitar a definição de orçamento, o levantamento dos recursos necessários e sua estimativa de custos permitem que você saiba onde vai gastar, isso possibilita, ao final do projeto, verificar se os custos foram realmente utilizados conforme foram divididos anteriormente.

Mesmo estando dentro do orçamento, é possível cometer erros. Ao final do projeto, uma área pode ter usado ⅓ da sua verba, enquanto outra usou o total disponível, mais os ⅔ restantes da outra. Para evitar uma distribuição errônea, a análise pós projeto é importante, assim você garante melhor distribuição nos próximos projetos.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.