Universidade Corporativa: Como investir na qualidade de seus colaboradores

Como investir na qualidade do trabalho de seus colaboradores através de uma Universidade Corporativa

Em um mercado cada vez mais competitivo, está igualmente difícil atrair colaboradores capacitados e preparados para executarem seu trabalho de acordo com o que a empresa espera. Por isso, muitas organizações estão tomando para si a missão de formar os colaboradores através de uma Universidade Corporativa, o que vai muito bem de encontro com o que propõe a última versão da ISO 9001 sobre a gestão do conhecimento.

Acompanhe nosso texto para saber mais!

O que é uma Universidade Corporativa (UC)?

Uma Universidade Corporativa é, basicamente, uma instituição de ensino localizada dentro de uma empresa.

O principal objetivo de uma UC é desenvolver competências, habilidades e atitudes dos colaboradores, para aprimorarem seu trabalho e conseguirem contribuir para a empresa atingir sua visão de futuro.

Assim como em uma universidade tradicional, uma UC também funciona através de cursos, mas a diferença é que, enquanto a universidade acadêmica tradicional capacita o estudante para o amplo mercado de trabalho, a Universidade Corporativa capacita o colaborador para funções específicas dentro da empresa.

Além disso, a UC foca na prática, e não no teórico, como acontece nas universidades tradicionais. A ideia é que, conforme os colaboradores vão aprendendo, eles já coloquem em prática na própria empresa.

Como uma Universidade Corporativa pode aumentar a qualidade do trabalho de seus colaboradores

Separamos uma lista de benefícios que uma Universidade Corporativa proporciona, para te ajudar a entender como é possível aumentar a qualidade do trabalho dos seus colaboradores implantando essa instituição:

 

  • Garante alinhamento de missão, visão e valores

Os cursos da Universidade Corporativa são ministrados de acordo com a missão, a visão e os valores da empresa. Por isso, quando o colaborador passa por uma UC ele tende a executar seu trabalho de forma mais alinhada com a organização, fazendo com que ambos mirem em um mesmo horizonte (e cheguem até ele pela mesma estrada).

 

  • Diminui a rotatividade de colaboradores

A alta rotatividade de colaboradores, além de causar grandes gastos monetários, também contribui para um volume de produção mais lento e uma qualidade de trabalho mais baixa, afinal, todo novo colaborador que chega na empresa demora um tempo até aprender sobre a organização e sobre como fazer o seu trabalho. Assim, a UC cumpre o papel de fazer com que novos colaboradores se sintam mais acolhidos e capacitados na empresa, diminuindo a taxa de demissão.

 

  • Encontra e capacita líderes

Outra vantagem de aumentar a qualidade de trabalho dos seus colaboradores através de uma UC é a capacitação de líderes. Muitas empresas sentem dificuldade em encontrar líderes e gestores capazes de elevar a performance das equipes, mas com uma UC isso não é mais um problema. A partir da observação de colaboradores que manifestam espírito de liderança, é possível desenvolvê-los ainda mais para assumir papéis de destaque na organização, assim eles também podem ajudar outros profissionais a melhorarem a qualidade dos seus trabalhos.

Mesmo se mostrando tão benéfica, algumas empresas ainda hesitam em investir em uma Universidade Corporativa por causa de alguns fatores listados abaixo, mas vamos te mostrar que não passam de mitos.

Universidade Corporativa não é:

 

  • Cara

A Palavra Universidade Corporativa pode assustar um pouco algumas empresas, por dar uma ideia de uma grande instituição, com muitos investimentos, mas não é bem assim. O princípio de uma Universidade Corporativa é que tenha uma pessoa ensinando e outra pessoa aprendendo, por isso não é necessário um grande investimento monetário para fazer a UC acontecer.

 

  • Apenas para grandes empresas

Justamente pelo fator citado acima, muitas empresas acham que uma UC só pode ser implantada e mantida por grandes empresas. No entanto, não é verdade. Empresas de qualquer tamanho podem implantar uma Universidade Corporativa. Se não houver a possibilidade de fazer em um local físico, há muitas soluções em EAD que você pode adotar para fazer a formação dos seus colaboradores, o importante é levar aprendizagem e conteúdo de qualidade para que sua empresa cresça cada vez mais.

Se você gostou da ideia e quer implantar uma UC para elevar a performance da sua equipe, o Twygo pode te ajudar. Através da Plataforma EAD é possível oferecer treinamentos e capacitações para colaboradores através de um sistema EAD totalmente personalizável! Conheça mais sobre EAD corporativo com o Twygo.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.