Como foi a simulação de auditoria da Qualyteam para clientes e parceiros

Simulação de auditoria de frente para o mar

Primeira empresa de software a realizar evento com formato de simulação de auditoria no Brasil encontra forma de se aproximar de seus clientes e parceiros.

No dia 23 de março aconteceu o Qualyteam Conecta. O evento que tinha o intuito de aproximar parceiros e clientes da Qualyteam, alcançou seu objetivo através de uma simulação de auditoria externa. Durante o evento presencial, a importância do contato pessoal se mostrou intensa, tanto para a conexão entre os participantes, como para o nível de aprendizado neste formato de treinamento.

O evento teve a duração de um dia, realizado em Resort 5 estrelas em Balneário Camboriú, o que levou os participantes a desfrutarem, além de conhecimento, bons momentos nos horários de pausa, durante o almoço e coffee breaks. Afinal, quem não prefere um networking com vista para o mar, não é mesmo?

 


A abordagem trabalhada no Qualyteam Conecta foi diferente do comum, abordando a Norma ISO 9001:2015 de maneira prática, passando a visão do auditor sobre a avaliação de cada requisito. Isso fez toda a diferença, acompanhar uma auditoria externa onde você sabe exatamente qual o raciocínio que está guiando o auditor é fantástico e abre um leque para entendimento profundo sobre a Norma. Foi com palavras semelhantes a estas que Karin Maria Söhlein, do Ministério Público de Santa Catarina, deu seu depoimento sobre o evento:

“No geral, nós somos auditados, então no processo de auditoria você não percebe qual é o processo mental do auditor. E agora, vendo uma auditoria, estando em terceira parte, entendemos o processo e fica muito mais fácil realizar também uma auditoria interna.” – Karin Maria Söhlein.

O software Qualyteam também foi utilizado como parte do sistema de gestão da qualidade da empresa fictícia criada especialmente para a simulação. Embora esse não fosse o foco principal do treinamento, os participantes puderam verificar formas de utilizar o software para atender a ISO 9001.

Segundo feedbacks colhidos durante o evento, além da experiência e competência do auditor, a abordagem prática foi um grande diferencial do evento, mas ainda houveram outras vantagens para quem participou do Conecta. Materiais exclusivos foram entregues aos participantes, como a gravação do evento e o livro “ISO 9001:20015 para Auditados”, com a Norma totalmente comentada por Ivan Gonçalves. Ambos poderão agregar para o aprendizado das equipes que desempenham seu papel no SGQ dentro das empresas de cada participante.

O cliente Qualyteam, Veríssimo da Cunha Batista, proprietário da Suprema Contabilidade, marcou presença, declarando que o evento foi um divisor de águas, e complementando:

“Você consegue comparar a sua empresa dentro de uma avaliação, mesmo simulada, como um espelho. Para mim é realmente um aprendizado, inclusive, estou levando vários exemplos que posso aplicar em minha empresa.”


Temas abordados

A simulação de auditoria foi realizada pelo consultor e auditor Ivan Gonçalves, juntamente com o especialista em implantação da Qualyteam, Alexander da Fonseca, que atuou como auditado. Esse treinamento serviu de grande aprendizado aos participantes, principalmente pela abordagem prática. Entre as lições aprendidas, as mais evidenciadas foram:

  1. Passo a passo da auditoria
  2. Como garantir conformidade com os requisitos da própria organização;
  3. Como garantir conformidade com os requisitos da Norma ISO 9001:2015;
  4. Como garantir que o SGQ seja devidamente implementado e mantido de maneira eficaz.

Através da seguinte metodologia:

  1. Análise de documentos e registros;
  2. Entrevista com os colaboradores;
  3. Coleta de evidências.

Um questão interessante apresentada pelo auditor mostrou que em uma auditoria a sequência lógica não é a que o auditado imagina dentro do seu SGQ, mas a ordem que o auditor constrói em conjunto com ele durante a auditoria.

Um dificultador que pode existir para auditores e auditados, conforme sugerido por Ivan Gonçalves, são documentos armazenados em duplicidade em locais diferentes, por exemplo: o mesmo documento que está armazenado dentro do software de gestão da qualidade, também pode ser encontrado impresso em pasta física e, ainda, um deles pode não estar devidamente atualizado. Nesses casos, o processo de auditoria é dificultado porque o auditor precisa entender qual deles é realmente validado pela empresa. A partir disso vem a recomendação: as empresas devem ter o cuidado de armazenar seus documentos de maneira organizada e padronizada, assim como seus critérios de atualização. Empresas que utilizam um software para gestão da qualidade, por exemplo, devem ter todos os seus procedimentos e demais documentos nele.

 


A equipe Qualyteam, por sua vez, está imensamente satisfeita pelo resultado e
feedbacks positivos que vem recebendo desde o dia do evento. O Conecta abriu portas para novas experiências, e muitos profissionais da área da Qualidade irão se beneficiar com novos materiais e cursos que surgirão a partir deste. Continue nos acompanhando para saber quando serão os próximos eventos!

 

 

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

2 comentários sobre “Como foi a simulação de auditoria da Qualyteam para clientes e parceiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.