6 ferramentas de gestão que a sua empresa precisa conhecer

Gestão Empresarial

Qualquer empresa, seja ela pequena, média ou uma multinacional, deseja crescer e melhorar seus resultados, mas isso nem sempre é fácil. A gestão empresarial normalmente envolve conhecimentos em diversos setores, administração de recursos financeiros, de pessoal e de problemas.

A tecnologia pode ajudar bastante a gestão empresarial e os administradores não devem ignorar todas as possibilidades. São diversas ferramentas disponíveis no mercado com utilidades diferentes, mas todas facilitam bastante o dia-a-dia do gestor, além de possibilitar o aumento da produtividade.

O ideal é que o administrador conheça todas as opções e identifique as necessidades da empresa, encontrando as ferramentas que melhor serão aproveitadas por ela.

1. Gestão de Projetos

Existem alguns modelos de plataforma para gerenciamento de projetos, tarefas e pessoas. O principal objetivo desse sistema é administrar a distribuição de tarefas e funções de maneira simplificada para os colaboradores e também permitir o acompanhamento eficiente do desenvolvimento dos trabalhos.

Algumas plataformas usam conceitos de “gamificação” em seu sistema e isso torna o seu uso muito mais motivador e envolvente para a equipe de trabalho.

2. Gestão de Pessoas

Nesse setor existem plataformas com objetivos diferentes, mas todos muito importantes para a gestão de recursos humanos da empresa. Algumas focam na otimização do recrutamento e seleção de pessoas, outras na realização de pesquisa de clima organizacional, mas uma das mais importantes está relacionada ao acompanhamento dos indicadores de produtividade em RH. Através desse tipo de sistema os gestores são capazes de identificar problemas internos e criar estratégias direcionadas para a solução deles.

O módulo de gestão de pessoas do software Qualyteam, por exemplo, identifica os treinamentos necessários com lista de presença e avaliação de eficácia, facilita avaliações de desempenho, gera mapa das competências e controla evidências.

3. Gestão de Marketing

Marketing é importante para qualquer empresa, afinal de contas, quem não é visto não é lembrado. Mas nessa era altamente tecnológica, em que novas informações surgem a cada segundo e com a necessidade de atingir públicos presentes em diversos ambientes digitais, pode ser difícil gerenciar e organizar tudo isso.

As ferramentas de gestão de marketing ajudam nisso. É possível centralizar o gerenciamento das principais redes sociais, campanhas de e-mail marketing, nutrição de leads, contatos, além de monitorar e analisar os resultados e criar novos planejamentos. A principal função dessas plataformas é facilitar a gestão dos recursos de marketing, muitas vezes até automatizando alguns deles.

4. Gestão financeira

Esse é um segmento em que a ajuda tecnológica tem muito a contribuir. Não é mais necessário anotar todas as informações financeiras em cadernos, folhas e rascunhos que depois se acumulam em cima da mesa do gestor, e muitas vezes nem estão completos.

O software de Gestão empresarial torna esse registro muito mais fácil, organizado e eficiente, sendo unificado na plataforma de controle. Todas as informações ficam reunidas em um único lugar, totalmente acessíveis através de equipamentos eletrônicos com acesso à internet, a qualquer hora ou lugar. Com ele, o controle financeiro, controle de contas bancárias, emissão de orçamentos e notas fiscais, além do acompanhamento de contas a pagar e a receber fica bem mais fácil. O gestor também tem acesso a relatórios completos sobre a situação financeira da empresa, permitindo a realização de projeções futuras.

Todas essas informações disponíveis ajudam o gestor da empresa na tomada de decisões adequadas, com base em dados realistas, evitando equívocos que podem causar prejuízos à saúde financeira do negócio.

5. Gestão de Qualidade

Qualidade é outro item imprescindível para qualquer empresa. Seja nos produtos ou serviços prestados diretamente aos clientes, seja na eficiência do trabalho interno realizado pela equipe de colaboradores, a implantação da gestão da qualidade pode refletir em melhorias em todos os processos, incluindo em seus resultados a diminuição de custos, ponto importantíssimo a ser considerado para o sucesso da empresa. Hoje já existem ferramentas que ajudam a gerir adequadamente a qualidade da empresa através de técnicas de aprimoramento de processos.

São softwares que gerenciam diversos aspectos diretamente relacionados à qualidade e que devem ser observados, pois podem contribuir ou atrapalhar o trabalho. Os softwares de Gestão de Qualidade, como o Qualyteam, consideram a eficiência da gestão de documentos, indicadores, não conformidades, auditorias, pessoas, relacionamento com fornecedores, calibrações e análises de risco.

6. Gestão de Clientes

A gestão de clientes é um conjunto de técnicas e estratégias que têm como objetivo principal criar a interação entre a empresa e os clientes, criando recursos que permitam atrair, conquistar, fidelizar e recuperar clientes.  

O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos e hoje sai na frente quem entende as necessidades e desejos que seu público-alvo possui e trabalha na direção de realizá-los.

Hoje existem ferramentas especializadas na gestão de clientes que permitem a identificação de seus dados. Essas informações são essenciais para identificar os perfis de consumo dos clientes, o que possibilita a criação de estratégias de marketing digital mais eficientes, além do desenvolvimento de produtos específicos que atendam as suas necessidades, atendimentos mais ágeis e assertivos e consequentemente o aumento da receita por cliente e sua fidelização.  

 

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