Você sabe fazer centro de custo?

No artigo de hoje, contamos com o auxílio de especialistas da GestãoClick para nos explicar sobre Centro de Custos.

Você já ouviu falar sobre centro de custos? Saberia informar para que isso serve e onde é possível utilizar? Muitas pessoas ainda não conhecem o que é e como fazer centro de custo. Enquanto outros até sabem do que se trata, mas têm muitas dúvidas.

Mas, se você é um empreendedor, é essencial conhecer muito bem a utilidade dessa importante ferramenta, que é uma aliada da gestão empresarial, se for usada de maneira correta e bem planejada.

Para sanar todas as suas dúvidas, neste artigo iremos explicar o que é e como fazer centro de custo em sua empresa.

 

O que é Centro de Custo

Essa é uma forma de organização empresarial diretamente relacionada com as finanças. É por meio dele que cada setor da empresa passa a ter autonomia em relação à administração das finanças e também é uma forma de controlar o total de gastos por área da empresa.

Essa administração envolve as receitas e as despesas, e o seu objetivo é permitir que cada departamento faça a gestão de suas contas de forma racional e adaptada.

Geralmente o centro de custo é dividido em duas categorias: Projetos e Departamentos. Independente dessa divisão, a ideia é organizar melhor os valores recebidos, bem como aqueles gastos em um departamento ou durante a execução de um projeto.

 

Porque você deve usar em sua empresa

O centro de custo deve ser projetado para que ofereça um resultado compreensível e produtivo. Seu principal benefício é influenciar de modo positivo todos os departamentos de sua empresa.

Isso implica em melhorias nas linhas de produção, comercialização e distribuição de produtos, e em caso da prestação dos serviços, também gera efeitos positivos em todo o processo.

Os centros de custo tem a vantagem de agrupar as receitas e as despesas e proporcionar o conhecimento maior sobre cada setor de uma pequena ou média empresa.

Você deve usá-lo em sua empresa se pretende conhecer de forma isolada o que entra e o que sai de dinheiro em cada setor.

Com esse valioso dado em mãos, você consegue estabelecer responsabilidades e diretrizes para cada departamento no quesito de administração das finanças.

 

Como fazer centro de custo em sua empresa

 

A princípio, é necessário que a sua empresa esteja devidamente departamentalizada para que se possa criar um plano e aplicar o centro de custo.

Essa departamentalização significa delimitar de forma categorizada cada setor, suas funções e políticas. Nestas políticas inclui um orçamento específico de receita e despesa de cada setor.

Observe também que algumas atividades são comuns a mais de um setor. Por exemplo, todos os departamentos de uma empresa utilizam material de expediente. Neste caso, os orçamentos previstos irão referir-se a um valor proporcional a cada setor, e não 100% do gasto de material de expediente para o departamento administrativo. Isso implica em refletir em mais de um centro de custo.

A ação indicada neste instante, é dividir as despesas entre cada um dos setores.

Por fim, sabe-se que cada empresa possui um fluxo de atividades diferenciado. Dessa forma, cabe estabelecer um modelo que abrange seus setores e suas peculiaridades.

É importante e necessário existir nesse modelo uma divisão de categorias. Na verdade, essa questão é a base do centro de custo. Feito assim sua empresa terá uma gestão das finanças feita de forma eficiente e bastante objetiva.

Veja o exemplo abaixo, contendo uma sequência numérica dos centros de custo e departamentos de uma empresa.

01 – Administrativo

02 – Contabilidade

03 – RH

04 – Compras

05 – Comercial

06 – Marketing

07 – Produção

08 – Logística

09 – TI

 

Outros benefícios do Centro de Custo para sua empresa

 

Outro benefício do centro de custo para sua empresa é o fato de que esta ferramenta possibilita saber se você está atuando bem no mercado. Isso porque ao juntar os resultados financeiros de cada setor da empresa, você terá uma visão ampla de todo o seu negócio.

Você terá como obter um feedback a respeito da eficiência e da rentabilidade de cada setor. Com essa informação, você consegue também analisar o desempenho de cada funcionário desse setor.

O centro de custo é de fato uma ferramenta que gera diversos benefícios para a sua empresa, porque tanto permite conhecer o atual estado desse negócio, como também traçar as metas sistematizando as ações para que as finanças de cada setor fiquem equilibradas.

Além desses benefícios, ele não é oneroso, e é bastante fácil de usar e envolve todos os funcionários da empresa. Sua eficiência é comprovada em curto prazo.

Você poderá usar os centros de custo em sua empresa a partir de um sistema de gestão financeira online. Todos os dados coletados ficam online e irão compor um banco de dados acessível a qualquer hora e lugar.

Se você ainda não possui um ERP online, sugerimos que conheça o GestãoClick, que permite que você gerencie de forma eficiente todos os setores de sua empresa.

Você poderá experimentar esse sistema de gestão financeirade forma grátis por 10 dias.

 

Você já utiliza centros de custo na sua empresa? Deixe seu comentário abaixo.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.