7 maneiras de melhorar a produtividade de sua equipe

Manter um time motivado e eficiente ainda é um desafio para muitos líderes. Quando um projeto novo surge, então, é muito fácil que a ruptura da rotina afete todo o ritmo da empresa. E justamente por isso é importante sempre investir em novas estratégias para melhorar a produtividade de sua equipe. Confira 7 delas!

1. Trabalhe com metas factíveis

Não adianta exigir que colaboradores deem o máximo de si, se eles estão correndo atrás de metas que não fazem sentido, erroneamente confundidas com metas desafiadoras. Desafio é tudo aquilo que dá trabalho, mas pode ser feito. É ele quem tira as pessoas da sua zona de conforto e aumenta a motivação.

Trabalhar com prazos muito apertados ou na busca de resultados que não correspondem às habilidades ou número de integrantes da equipe só contribuirá para diminuir a confiança e causar cansaço excessivo. Por consequência, a produtividade dos colaboradores cairá.

2. Compartilhe demandas de maneira justa

Durante a implementação de qualquer projeto ou atividade, nunca sobrecarregue outros colaboradores, mesmo que você prefira o trabalho deles. O que para você soa como confiança pode desmotivar os que são deixados de lado e trazer insatisfação para quem assumiu todas as responsabilidades.

Por isso, sempre identifique as habilidades e dificuldades de cada membro do seu time e distribua demandas de maneira justa. Isso trará mais agilidade e qualidade na realização do trabalho.

3. Preze pela comunicação e forneça feedbacks constantes

Comunicação também é algo essencial para equipes mais produtivas. Por isso crie um sistema de comunicação interna com compartilhamento de informações em tempo real, seja para sugerir mudanças ou reconhecer quando um bom trabalho está sendo feito.

Se você informar a cada um o que precisa ser feito e fornecer feedbacks enquanto as atividades ainda são executadas, conseguirá evitar atrasos causados pelo retrabalho e problemas com improdutividade.

4. Foque-se em soluções

Quando surgir um problema no desenvolvimento de uma ideia ou de um projeto, evite buscar culpados e se mantenha focado nas soluções. Isso evita também a perda de tempo com burocracia e com atitudes que não darão em nada.

Como líder, incentive a sua equipe a também adotar essa postura. Isso aumentará a reação diante dos riscos e será um forte aliado no gerenciamento de crises, que ocorrem em qualquer empresa.

5. Motive a equipe

A motivação é essencial para melhorar a produtividade de sua equipe. Com isso em mente, elogie o trabalho bem feito, forneça feedbacks construtivos, invista em capacitação, seja paciente, bonifique os melhores e dê oportunidades de crescimento. Um profissional que se sente valorizado e reconhecido dará em troca o seu melhor para a empresa.

6. Use a tecnologia a seu favor

Nem mesmo o melhor time é capaz de dar conta do recado sem as ferramentas e recursos adequados. Nesse sentido, para o gestor que quer melhorar a produtividade de sua equipe, a tecnologia é uma excelente aliada.

Softwares de gestão, ferramentas de CRM e sistemas ERP, por exemplo, são capazes de automatizar atividades, otimizar as horas de trabalho e melhorar a precisão na identificação de informações ou problemas que merecem atenção.

Essa eficácia se reflete não apenas na produtividade, mas na melhoria do relacionamento com o cliente e na execução de um trabalho mais focado em inovação, na busca por resultados e em menos em burocracia.

7. Tenha cuidado com o excesso de reuniões

Reuniões são excelentes oportunidades de fazer com que você a equipe se mantenham na mesma página. O problema é quando esses encontros são realizados com frequência e sem necessidade.

O tempo e a energia que o colaborador gasta para discutir assuntos repetidos ou voltar à fase de planejamento poderiam ser gastos na execução das atividades. Para evitar esse problema, estabeleça uma rotina lógica para agendar reuniões, com data e horário avisados com antecedência.

É importante também se certificar de que a reunião é realmente necessária para otimizar a atuação de sua equipe e se todos estão disponíveis para participar dela. Quando um profissional precisa interromper uma atividade que está fazendo, fica muito mais difícil voltar ao ritmo de antes.

Gostou desse passo a passo para melhorar produtividade de sua equipe? Nos siga no Facebook e LinkedIn para acompanhar outras dicas sobre o tema!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Um comentário sobre “7 maneiras de melhorar a produtividade de sua equipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.