Você sabe o que é PADI? Descubra aqui!

A certificação é uma das formas de atestar a qualidade e a autenticidade de profissionais e empresas. Além disso, serve como prova que a pessoa ou a empresa é confiável e que tem os conhecimentos exigidos para realizar suas atividades. Entre as certificações mais comuns estão ISO, OHSAS e ONA. Mas e o PADI, você já ouviu falar?

O PADI é uma entidade acreditadora da área da saúde, certamente uma das áreas que mais exige segurança nos procedimentos por lidar com a vida das pessoas. Continue a leitura deste post e descubra o que é PADI, como funciona e qual é a sua importância!

O que é PADI?

É o Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI) realizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). A adesão ao programa é voluntária e o seu objetivo é aperfeiçoar as clínicas e beneficiar os pacientes.

As clínicas acreditadas pelo PADI são reconhecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde) com o melhor índice da qualidade, estabelecido pela lei nº 13.003/14 e regulada pela Resolução Normativa nº 364.

A vigência do fator de qualidade para as clínicas radiológicas e de diagnóstico por imagem teve início em janeiro de 2017.

Como funciona o PADI?

O PADI tem como objetivo principal incentivar os serviços a buscarem a excelência com foco na qualidade dos laudos e dos exames, assim como na segurança do paciente.

Essa excelência pode ser alcançada com subsídios educativos e avaliações objetivas e imparciais realizadas por auditores capacitados, com experiência na área de gestão, radiologia e diagnóstico por imagem.

O programa compreende a avaliação de todas as etapas:

  • exame de diagnóstico por imagem;
  • agendamento ao recebimento do laudo;
  • exame propriamente dito;
  • além de ter como base a segurança do paciente.

Por que o PADI é importante?

A acreditação PADI aplica-se a clínicas e serviços de todo porte, independentemente da quantidade de colaboradores, do perfil e do número de exames realizados. A ideia é ofertar qualificação de forma continuada e acreditação dos serviços de radiologia e exames por imagem e radiologia intervencionista.

Essa qualificação tem o apoio de vários parceiros como a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) e a Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE).

É um processo que teve a participação e a revisão de médicos radiologistas dos mais diversos métodos, além de profissionais de várias áreas e de comissões técnicas do CBR.

É o primeiro programa de acreditação no país na área de diagnóstico por imagem a classificar a qualidade de laudos e exames.

Quem se beneficia?

Em primeiro lugar os pacientes, pois o PADI estimula a qualidade das clínicas e dos serviços e informa para toda a sociedade quais são acreditados. O atendimento das normas e dos processos também fornece segurança dos resultados, gerando tranquilidade e confiabilidade.

As próprias clínicas e os serviços também são beneficiados, pois passam por avaliação externa técnica e detalhada, trazendo várias oportunidades de melhoria, possibilitando ações corretivas.

A acreditação pode ser usada como estratégia de marketing, melhorando a imagem da empresa e atraindo novos clientes.

Os médicos radiologistas, ultrassonografistas e demais profissionais também são beneficiados pelos treinamentos e pela participação na efetivação do programa, melhorando a sua capacitação profissional.

Se você deseja que a sua clínica seja reconhecida no mercado pela excelência e tenha processos claros e profissionais habilitados com as melhores práticas em diagnóstico por imagem, você precisa ter acreditação PADI.

Gostou do conteúdo? Quer receber mais dicas como essas em primeira mão? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

2 comentários sobre “Você sabe o que é PADI? Descubra aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.