Como implementar indicadores da qualidade na minha empresa?

A máxima “quem não mede, não controla” é ainda mais verdadeira quando falamos de Gestão da Qualidade. Trata-se de uma área cuja análise intensiva de dados é crítica para garantir que o processo industrial esteja balanceado e funcionando conforme o previsto.

A comparação de um indicador da qualidade ao longo do tempo pode revelar desvios na produção. Além disso, permite ao gestor se antecipar a eventuais anomalias, que se tardiamente identificadas, representaram prejuízos financeiros. Portanto, é essencial que sua empresa defina indicadores da qualidade antes mesmo do início de uma operação industrial. Caso não os tenha, precisará implantar os indicadores da qualidade rapidamente.

Se sua empresa não possui indicadores da qualidades ou entende que a metodologia atual precisa ser revista, confira o nosso passo a passo.

Etapas para adoção de indicadores da qualidade

A Gestão da Qualidade envolve processos claros e demanda disciplina de execução. Para adotar uma metodologia de indicadores da qualidade, portanto, não poderia ser diferente.

Siga as seguintes etapas:

Defina uma ordem de implementação dos indicadores da qualidade

Para escolher uma ordem, leve em conta alguns critérios ou uma combinação de todos. São eles:

  • importância do indicador para o processo;
  • facilidade na coleta de dados;
  • disponibilidade dos envolvidos.

Vale destacar que nessa etapa pode ser feito um benchmarking com indústrias com processos de transformação parecidos, para garantir que seus indicadores da qualidade estejam alinhados com o mercado.

O resultado dessa etapa deverá ser um cronograma de implantação de indicadores agrupados por prioridade (A, B ou C, por exemplo) com datas, responsáveis e orçamento.

Treine funcionários na coleta dos indicadores

É importante apresentar o impacto de cada um dos indicadores para os envolvidos, relatando o procedimento de coleta com descrições minuciosas das responsabilidades, frequência e instrumentos de coleta e forma de leitura dos dados.

Faça o input no banco de dados

Nessa etapa, insira as informações em planilhas ou sistemas para posterior análise. Se você não dispõe de um banco de dados e faz todo o controle de registro em papel, entenda de uma vez por todas qual é o grande erro em achar que formulários são registros.

Analise os indicadores da qualidade

É nessa hora que os dados viram informações para a tomada de decisão. Essa etapa incluirá geração de gráficos e tabelas, identificação de tendências, definição de metas, alertas para desvios de padrão, análises da causa-raiz e definição de planos de ação para evitar a repetição de defeitos e problemas.

É importante estabelecer a governança para análise de indicadores: quais as responsabilidades de quem participará das comitês da qualidade, tais como a frequência com que esse grupo se reunirá, o formato da reunião e quais dados serão disponibilizados para discussão, situações em que decisões individuais ou coletivas poderão ser tomadas, etc.

Não se esqueça da melhoria contínua

Assim como o processo de manufatura é constantemente revisto, a forma de monitorá-lo também o deve ser. Especificação de produtos, etapas da produção, matéria-prima e maquinário são alterados ao longo de tempo e, por consequência, novas prioridades, gargalos e complexidades estarão no radar do Gestor da Qualidade.

O volume de dados gerados pelo chão de fábrica, requerimentos exigidos pelas normas ISO 9001, Padi e PBQP-h e a velocidade necessária para a tomada de decisão tornam a Gestão de Indicadores da Qualidade uma tarefa impossível sem o suporte de uma solução tecnológica adequada. Sem a automação, sua fábrica ficará à margem das novas fronteiras da Gestão da Qualidade, como Análise Preditiva e Big Data.

O uso de um software é essencial para a inclusão de dados e também para o acompanhamento das melhorias proporcionadas pelos indicadores da qualidade. Com essa ferramenta, o empreendedor pode ter acesso a uma série de informações relevantes que orientem seu processo de tomada de decisões.

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