O que são indicadores de esforço e de resultado

Trabalhar sem métricas é como fazer uma pintura no escuro: você sabe que está se esforçando mas não tem muita noção do resultado.

Para compreender melhor a execução e a consequência do trabalho, é fundamental que o gestor utilize dados e métricas que expressem todo o processo. Dois dos mais importantes deles são os indicadores de esforço e indicadores de resultado.

Neste artigo vamos aprender sobre como gerar esses dados, como eles se relacionam e como eles vão melhorar a produtividade e satisfação dentro da sua equipe. Continue a leitura e saiba mais!

Indicadores de esforço

Os indicadores de esforço são aqueles que descrevem a forma com o trabalho é feito. Um indicador de esforço óbvio é a quantidade de horas trabalhadas, por exemplo. Mas eles não ficam nisso. Detalhes podem ser indicadores de esforço: em uma empresa que produz material de construção para grandes empreiteiras, por exemplo, pode ser um indicador de esforço de um operário a quantidade de vezes que ele utiliza determinado equipamento a cada hora.

O erro comum aqui é associar diretamente o esforço ao resultado. Nem sempre a relação entre eles é clara. No exemplo da empresa de materiais de construção, um colaborador pode render muito mais que outro e no indicador de esforço de horas trabalhadas, ele passa menos tempo na firma.

Isso acontece porque, normalmente, melhor que trabalhar pesado é trabalhar com inteligência. Para compreender melhor o resultado é importante buscar vários tipos de indicadores de esforço presentes nas boas práticas dos trabalhadores que são eficientes.

Não tem nada de errado em trabalhar duro e se esforçar bastante, mas nem sempre isso será refletido nos resultados. Por isso, é importante ter tanto indicadores de esforço quanto de resultado — para se certificar que ninguém na empresa está trabalhando em vão e também para entender qual tipo de esforço funciona melhor.

Indicadores de resultado

Os indicadores de resultado servem para o gestor compreender o que o seu time está rendendo. Esse tipo de monitoramento é básico e essencial para a constante evolução do trabalho.

Portanto, se sua empresa produz materiais de construção civil, alguns indicadores de resultado são as quantidades fabricadas em um ciclo de produção, o tempo e os valores gastos para tal e até a quantidade de vendas fechadas em um mês. Assim como com os indicadores de esforço, é fácil identificar e medir o que é um indicador de resultado.

São os indicadores de resultado que devem ser usados para guiar suas metas. Com a medição constante deles, o gestor saberá o que pode exigir do time e, correlacionando o resultado com o esforço, saberá guiar sua equipe para o que realmente está dando certo.

Aplicando as métricas

Saber utilizar indicadores de resultado e esforço interfere não apenas em mais produção e eficácia mas também em um ambiente de trabalho melhor e colaboradores mais motivados: ninguém gosta de se esforçar em um trabalho burocrático e chato em que é difícil enxergar resultados claros; por outro lado, todo mundo se sente valorizado quando seu trabalho é eficiente e útil.

Os indicadores de resultado proporcionam essa visibilidade, especialmente quando correlacionados aos indicadores de esforço. Uma forma de facilitar a integração entre os indicadores é utilizando um software de gestão especializado, que organize os dados e as métricas com clareza.

Voltando ao exemplo da empresa de materiais de construção: se o gestor avalia que um funcionário que nunca passa do horário ao fim do expediente produz mais cimento que os colegas de outros turnos que sempre fazem horas extras para alcançar as metas, ele pode identificar e difundir as boas práticas para melhores resultados.

Para isso será preciso medir, por meio de indicadores de esforço, como esse funcionário executa seu trabalho. E claro, a eficiência do bom exemplo só pode ser enxergada utilizando bons indicadores de resultado.

Quer receber mais dicas como essas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos para melhorar a gestão da qualidade na sua empresa!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Um comentário sobre “O que são indicadores de esforço e de resultado

  1. Muito obrigada pelo artigo 🙂 Tenho mais uma ideia como pode se avaliar os resultados do trabalho – pessoalmente trabalho com o checklist para ter certeza que consigo acabar tudo na hora e obter os melhores resultados. Para organizar as tarefas e economizar mais tempo recomendo Kanban (kanbantool.com) – realmente ajuda me cumprir todos prazo e atingir as metas – acho que vale a pena tentar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *