4 dicas para envolver a equipe na gestão da qualidade

Uma empresa de qualidade é aquela na qual todos os colaboradores estão comprometidos na busca por um resultado de excelência. Na teoria, é tudo muito fácil. Mas, na prática, envolver a equipe na gestão da qualidade pode ser bem complicado.

Isso acontece porque ainda existem barreiras que impedem a participação maciça na implantação da qualidade.

Se você já tentou de tudo, mas não conseguiu convencer seus colaboradores, confira neste artigo 4 dicas simples e poderosas para fazer das equipes verdadeiros exércitos da qualidade.

1. Dissemine a política da qualidade

Atualmente, os colaboradores valorizam muito a identificação que têm com a empresa. Para eles, perceber que seu trabalho serve a um propósito maior é tão prazeroso quanto ter o reconhecimento no saldo bancário.

É por isso que você deve disseminar a política da qualidade da empresa. Mostre às equipes quais são as metas da qualidade, em quanto tempo elas deverão ser alcançadas e como cada departamento é importante nesse processo.

Essa consciência do todo fará com que o colaborador veja o quanto seu trabalho é essencial para a empresa, aumentando significativamente o engajamento no dia a dia.

2. Promova o treinamento dos colaboradores

Um fator que pode bloquear a motivação dos profissionais é a falta de conhecimento quanto à aplicação das metodologias da qualidade. Dependendo do perfil desse colaborador, o desconforto pode impactar diretamente a produtividade.

Evite esse tipo de situação por meio de cursos e treinamentos para os colaboradores. Você pode oferecê-los por conta própria, contratar uma empresa ou profissional para ministrar as aulas internamente, ou até mesmo pagar por cursos a distância.

O importante aqui é mostrar aos colaboradores que o processo de implementação não precisa ser traumático e que a empresa concederá todo suporte necessário para facilitar a gestão da qualidade.

3. Incentive por meio da liderança

O líder tem um papel fundamental no processo de envolvimento da equipe na gestão da qualidade. É ele quem acompanha os profissionais diariamente e, por esse motivo, pode se transformar em um poderoso exemplo.

Converse com os responsáveis por cada área separadamente dos demais colaboradores e certifique-se de que todas as lideranças estão comprometidas com a excelência no resultado final.

Acredite: um líder que coloca em prática aquilo que pede aos subordinados consegue incentivá-los de uma maneira mais natural e eficiente.

4. Invista em tecnologia para gestão

Documentos, indicadores, auditorias… fazer a gestão da qualidade é um desafio à parte. Para agilizar essa etapa e se concentrar unicamente no desempenho das equipes, uma boa dica é investir em tecnologia.

Você pode fazer isso adquirindo softwares específicos para a implantação da qualidade, com todas as informações necessárias reunidas em um único lugar. Muitas empresas têm alcançado resultados expressivos utilizando esse método.

Promover a cooperação de todos os colaboradores na gestão da qualidade será bem trabalhoso, isso nós não vamos negar. No entanto, se você aplicar as dicas que listamos aqui, o processo de controle da qualidade será tão fácil de se entender quanto é sua teoria.

Não perca tempo e usufrua agora mesmo dos benefícios de ter uma equipe na gestão da qualidade com foco, determinação e iniciativa. Agora, uma pergunta: você percebeu como o líder é estratégico na qualidade? Descubra quais são as atitudes de liderança imprescindíveis para garantir o melhor dos resultados na sua empresa.

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