5 maneiras de otimizar sua gestão financeira

Ganhar mais do que gasta. Não deixar o fluxo de caixa apertado. Não misturar finanças pessoais e corporativas. Registrar todas as movimentações.

Você já conhece o básico de uma boa gestão financeira e está ciente de sua importância para avaliar a situação da empresa e para apontar os caminhos para que o negócio atinja seus objetivos.

A seguir, compilamos algumas dicas que podem ajudar a tornar sua gestão financeira ainda melhor:

Planeje suas necessidades financeiras com antecedência
Você já sabe o que vai precisar para o próximo trimestre? E para o próximo ano? E quanto vai precisar para atingir as projeções do negócio para os próximos anos?

Nessa projeção inclua receitas, despesas, custos e investimentos e tenha como referência a realidade da empresa hoje em dia, a situação do mercado em que ela está inserida e a projeção do mercado para o futuro.

Se você prever problemas de fluxo de caixa, procure formas de aumentar seu crédito ou procure linhas de empréstimo fora dos bancos.

Evite retiradas excessivas

Um bom planejamento financeiro serve para determinar o destino de cada recurso. Assim, evite sempre que possível retiradas excessivas de capital ou mesmo retiradas desnecessárias, já que cada uma dessas retiradas poderão significar a perda de oportunidades preciosas de investimento em áreas que comprovadamente trazem retornos.

Determine seus maiores gastos:
Redução de custos é sempre uma boa notícia. Avalie periodicamente de onde vêm seus maiores gastos (vendas, aquisição de matéria prima, entregas…) e avalie a possibilidade de renegociação de valores com fornecedores.

Monitoramento de Fluxo de Caixa

Quanto dinheiro entrou, qual sua origem; quanto dinheiro saiu, com o que foi gasto. Esse tipo de monitoramento é tão essencial, que ele deve ser feito diariamente ou de maneira automática.
Quando essas informações não estão disponíveis a gestão é prejudicada, já que os tomadores de decisão não terão uma visão real da situação financeira da empresa.

Automatize a gestão financeira:
Ferramentas de gestão financeira automatizam as partes manuais do trabalho para que você possa se concentrar em áreas mais estratégicas do seu trabalho. Existem várias opções de software no mercado que auxiliam a criação de planejamentos e a criação de relatórios.
Gostou das dicas? Quais foram os maiores problemas que você já enfrentou na sua gestão financeira? Conte para a gente nos comentários e quem sabe a sua questão não vira tema de um próximo artigo?

==============================================================================

Sobre a autora:

Laís Clemente (nexoos.com.br)

Laís é Head de Marketing e Comunicações na Nexoos, uma plataforma de peer-to-peer lending (empréstimos coletivos) que ajuda empresas de todo o país a crescer de forma sustentável. Formada em Comunicação Social pela Cásper Líbero e Mestre em Jornalismo pela University of Salford, na Inglaterra.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.