Como implementar um PPAP na sua empresa?

Você está à procura de um método que te auxilie a estabelecer um padrão entre as empresas e seus fornecedores e, ainda, a reduzir custos na cadeia de fornecimento? Já ouviu ou sabe como implementar um PPAP? Não? Essa pode ser a solução que você está procurando!

Neste post, vamos explicar um pouco sobre o que é o Processo de Aprovação de Peças de Produção, quais são os seus benefícios e como implantá-lo. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Qual é a relação da certificação QS 9000 com o PPAP?

O Processo de Aprovação de Peças de Produção, mais conhecido por sua sigla PPAP, é um conjunto de condições básicas destinado a indústrias que produzem peças e prestam serviços de mercadorias, presentes no Manual APQP-PPAP da AIAG (Automotive Industry Action Group). Cada uma das condições presentes em um PPAP tem como objetivo orientar empresas que possuem ou desejam possuir a certificação QS9000.

Isso porque o QS900 é a norma de qualidade adotada (e revisada constantemente) pela Ford, General Motors e Chrysler, para qualificar os fornecedores de peças e prestadores de serviços, garantindo, assim, a qualidade dos componentes e dos serviços adquiridos.

Perceba que o objetivo do manual é fixar um desenho processual e sistemático que tenha como foco a aprovação do produto e do processo produtivo. Para tanto, não se concentra apenas nas amostras iniciais, pois isso poderia gerar riscos para os lotes posteriores. Assim, um PPAP assegura a qualidade em relação à produção de peças e estabelece um padrão de qualidade entre as empresas.

Quais são os benefícios do PPAP?

Como mostramos, esse conjunto de condições básicas de qualidade para certificação não é benéfico apenas para a evolução da qualidade das peças propriamente, mas também para todo o processo. Alguns desses benefícios são:

  • A redução de custo na cadeia de fornecimento, pois se torna uma forma eficaz de monitoramento da prudência financeira;
  • O estabelecimento de um padrão entre as empresas e seus fornecedores de peças. Com isso, é possível produzir muito mais e sem desconfiança, já que o produto tem boa procedência;
  • A possibilidade da análise do retorno do investimento de cada peça no processo de produção;
  • Assegurar o uso adequado de recursos, garantindo a satisfação dos clientes;
  • Fornecer embasamento para a análise de todo o negócio.

Qual é a importância de consultorias especializadas e treinamentos para implementar um PPAP?

Com tantos benefícios, é normal que os gestores de programas de desenvolvimento de produtos ou processos fiquem animados com a implementação de um PPAP. Entretanto, é importante ressaltar que, para implementá-lo, é necessário realizar consultorias especializadas e treinamentos.

Isso porque esse suporte está apto a preparar a equipe e o profissional para fazer e lidar com toda a documentação necessária para a submissão de um produto novo ou modificando a um cliente ou para sua própria empresa. A partir da realidade da empresa, eles podem auxiliar a equipe, ainda, a fazer um planejamento avançado da qualidade do produto.

Quais são as vantagens de utilizar softwares especializados em gerenciamento de processos?

Além de orientar na correta implementação, a consultoria auxilia na utilização de softwares especializados no gerenciamento de processos. Esses, por sua vez, podem garantir o controle simples e eficaz ao automatizar os métodos de gerenciamento de mudanças e desenvolvimentos de produtos.

Esses softwares facilitarão:

  • O planejamento do projeto;
  • A distribuição programada das atividades;
  • A coleta de dados (cadastro de peças, identificação e controle das características do produto e do processo, com atualização automática);
  • O acompanhamento do projeto (execução da atividade e verificação da qualidade).

Agora que você já sabe como implementar um PPAP na sua empresa, que tal curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de outros conteúdos como este?

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *