6 dicas para fazer a manutenção da ISO 9001 em sua empresa!

Obter a certificação ISO 9001 é importante para atestar o nível da gestão da qualidade, mas é ainda mais importante pensar na manutenção. Ao final de um ano, é necessário submeter a empresa a uma nova avaliação — que oferece ou não a recertificação.

Para que todo o esforço em obter a certificação não seja desperdiçado, é fundamental realizar a manutenção da ISO 9001. Por isso, veja a seguir 6 dicas de como realizar esse processo com sucesso.

Defina o método de implementação adequado para sua empresa

A manutenção da ISO 9001 exige uma série de atividades que precisam ser controladas de perto e mantidas dentro de certos parâmetros para que a gestão continue amadurecendo. Apesar disso, cada empresa possui suas próprias necessidades e particularidades.

Com isso, é fundamental definir qual método de implantação é o mais adequado para sua empresa. Pode-se realizar ações a cada trimestre, dividir as ações por setores ou então realizar tudo de maneira ágil e contínua.

Realize diagnósticos e planejamentos

Também é importante realizar diagnósticos internos e planejamentos, inclusive baseados no método de implantação. A partir desses diagnósticos, é possível identificar quais são os processos mais problemáticos, por exemplo.

Com o planejamento, é possível definir quais são as ações necessárias para conseguir obter o máximo de resultado em qualidade.

Tenha ciclos de treinamento

Depois de obter a certificação ISO 9001 e durante o período de manutenção, é provável que surjam novas necessidades de mercado, novas tecnologias e novos padrões de exigência. Para manter o selo ISO, é fundamental que os colaboradores acompanhem todas essas transformações.

Assim, é recomendado que os colaboradores passem por, pelo menos, um ou dois ciclos de treinamento durante esse período de manutenção, de modo a garantir a reciclagem e a fixação dos padrões de qualidade.

Envolva os colaboradores nessa manutenção

Além de serem treinados continuamente, os colaboradores também precisam estar envolvidos. Não há qualidade sem a participação de quem mais influencia os processos, então é necessário que todos estejam cientes da importância dessa manutenção.

Esse envolvimento gera um comprometimento em manter os níveis de qualidade correspondentes à ISO 9001, o que favorece a recertificação ao final do período.

Faça auditorias internas

As auditorias internas servem como uma espécie de teste para apontar quais são os pontos críticos que ainda estão fora do padrão ou que precisam ser acompanhados de perto.

Assim, é importante realizar auditorias internas como forma de identificar quais pontos podem prejudicar a manutenção.

Depois da auditoria interna, devem ser realizados planejamentos específicos sobre os pontos encontrados, de modo a garantir o sucesso da manutenção.

Considere o auxílio de uma empresa de planejamento e desenvolvimento de softwares

A tecnologia tem um papel importante para a obtenção da ISO 9001 e um papel ainda mais fundamental para a sua manutenção. Com o uso de softwares focados em gestão da qualidade é possível realizar integrações entre processos e obter melhores resultados em geral.

Por isso, é fundamental considerar contar com o apoio de uma empresa especializada em desenvolver soluções desse tipo em busca de fazer a manutenção da certificação.

A manutenção da ISO 9001 na sua empresa é possível se houver um foco em planejamento, reconhecimento de resultados, envolvimento e capacitação dos colaboradores, além do uso de tecnologia. Nesse sentido, inclusive, é indispensável contar com uma empresa especializada e focada em desenvolver soluções e softwares voltados para a gestão da qualidade.

Para levar a qualidade do seu negócio ao nível máximo, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.