Indicadores de desempenho: meça o sucesso da sua empresa!

Todos sabemos que, em qualquer campo do mercado, existem empresas e empresas. E para grande parte delas, é viável economicamente entregar um produto ou serviço que não tenha passado por critérios rigorosos de qualidade ou que não possuam certificação — e acredite, não há nada demais nisso.

Entretanto, nesse cenário de empresas e empresas, sabemos quem cresce e quem fica estagnado, basta olhar para qualquer empreendimento de grande porte. Para esses, é inviável não mensurar resultados, uma vez que qualquer prejuízo de centavos em um processo é multiplicado pelas milhares de vezes que esse processo pode ocorrer. O prejuízo, ao final de um ano, pode ser assustador. E, por isso, os indicadores de sucesso são tão importantes!

Medir o desempenho da empresa é, sem sombra de dúvidas, o caminho certo para os gestores que procuram otimizar os processos do negócio, permitindo, dentre outras coisas, aumentar a produtividade, evitar desperdícios, conquistar mais clientes e crescer.

Todavia, investir na mensuração dos resultados para conquistar certificações como ISO 9001, nem sempre cabe no bolso do pequeno e do médio empresário. Quer dizer, não cabia. Isso porque, o que antes dependia de consultores e suas caras horas de análise, está agora disponível em softwares de gestão, que auxiliam a empresa como um todo a atender critérios de qualidade para selos de certificação.

Mas quais são os indicadores de sucesso?

Indicadores de produtividade

Dizem respeito à relação entre os recursos disponíveis e o que é possível obter desses recursos. Ilustrando: quantos litros de água (recurso) um funcionário precisa para lavar um carro (o que é possível obter desse recurso)?

Conhecendo o desempenho da equipe, é possível analisar quais fatores permitem que um funcionário use muito menos água do que outros. Dessa forma, é preciso fornecer meios para motivar aqueles que estão desperdiçando água a fazerem um uso mais racional do recurso, como estabelecer metas, por exemplo.

Indicadores da qualidade

Fazem par com os indicadores de produtividade. Eles nos ajudam a perceber as perdas e os possíveis melhoramentos decorrentes da não conformidade com as normas preestabelecidas para um determinado processo.

Para ilustrar, imagine uma empresa de cerâmicas. O índice da qualidade servirá, por exemplo, para conhecermos qual é o prejuízo oriundo das telhas e dos blocos defeituosos — que não poderão ser comercializados – de forma que se possa investigar o problema e calcular o investimento necessário para corrigir essas avarias.

Investir na gestão da qualidade ajuda na redução dos custos, sendo um dos maiores indicadores de sucesso de uma empresa.

Indicadores de capacidade

Servem para medir a capacidade de resposta de um processo. Exemplos: quanto uma máquina pode produzir por hora, quanto sua empresa pode entregar por semana, quantas vezes um funcionário pode executar o mesmo processo ao longo de um dia, etc.

Indicadores estratégicos

Fornecem informações que dão assistência às decisões que dizem respeito aos rumos da empresa em relação às suas metas e aos seus objetivos. Por meio desses indicadores, é possível elaborar um comparativo entre o cenário real e o cenário ideal almejado pela empresa.

Como softwares de gestão podem ajudar?

Softwares de gestão têm sido a alternativa mais em conta para diversos profissionais que buscam otimizar seus processos, de forma que possam crescer sem comprometer recursos ou sacrificar suas vidas pessoais.

Para aqueles que buscam, além do auxílio de uma gestão automatizada, uma ferramenta que permita controlar os processos dentro das normas de qualificação — como ISO 9001 — e, a partir dos ótimos resultados, conquistar espaço e credibilidade no mercado, existe o Flag.

A ferramenta Flag é um módulo do software de gestão Qualyteam que permite acompanhar, de forma inteligente, os indicadores de sucesso da empresa, facilitando os processos para a obtenção de certificações de qualidade, como ISO 9001, ONA, OHSAS, PBQP-h, entre outras.

Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para você. Caso queira continuar atualizado sobre as últimas novidades em gestão e melhoramento de empresas, curta nossa página no Facebook!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.