Gestão vs. liderança: quais são as diferenças?

Para atuar no mercado com mais solidez é preciso conhecer a fundo as peças principais da engrenagem empresarial. Compreender os conceitos de gestão e liderança faz parte desse aprendizado necessário para quem deseja estar na dianteira das mudanças do mundo corporativo atual.

Diferentes visões do negócio

O senso comum pode acreditar que ser líder ou gestor é exercer as mesma funções com os mesmos objetivos, mas, na verdade, esses conceitos envolvem variáveis bastante distintas quando se pensa o cotidiano de uma empresa de qualquer setor. Essas figuras são centrais na condução de uma equipe, porém possuem olhares diferentes sobre os processos internos.

Uma gestão eficaz e uma liderança competente são essenciais para o crescimento de uma empresa, podendo até mesmo serem exercidas pela mesma pessoa com sucesso. Porém o mais comum é que sejam funções realizadas por profissionais que dialogam entre si (ou deveriam dialogar) em busca de soluções mais completas para os problemas organizacionais.

Os opostos fazem um trabalho mais dinâmico

Colocando de forma prática, o gestor está voltado para a execução de tarefas ou projetos com prazos e orçamentos limitados. Para isso, ele necessita ter um perfil organizado e disciplinado, que possibilite foco em resultados, seguindo à risca os regulamentos oficiais da empresa.

Já o líder tem seu trabalho diário voltado para o capital humano, com o interesse maior pelo desenvolvimento profissional de seus liderados em um pensamento de longo prazo. Ele consegue visualizar uma empresa mais capacitada no futuro a partir de ideias que coloca em prática agora, com o estímulo à participação de seus colaboradores nessa jornada.

Fica clara a necessidade dos perfis de liderança e gestão atuarem juntos em uma organização, pois assim cria-se o ambiente criativo que combina mentalidades para o compartilhamento de ideias e soluções criativas. Não havendo competição, é possível buscar pontos em comum para que um trabalho mais dinâmico ganhe corpo e estimule a equipe como um todo.

A importância do trabalho conjunto

Toda empresa precisa pensar em que lugar gostaria de estar daqui há alguns anos e como sua imagem pode ser trabalhada para atingir essa meta. Para não enganar-se com soluções mágicas ou deixar que o pessimismo tome conta da equipe, é importante estar atento ao planejamento de ações da organização.

É nesse ponto que gestor e líder exercem suas funções com autonomia, mas partilhando saberes e competências. Focar apenas em questões operacionais a partir de um modelo previamente aceito como certo pode engessar os processos produtivos e impedir mudanças para melhor.

O crescimento deve envolver a equipe

A gestão pode ser atualizada por uma liderança proativa que convide os colaboradores a participar das discussões, trazendo para o centro da roda a experiência de quem conhece a fundo os mecanismos internos da empresa. Um bom líder atua nesse sentido para ouvir as demandas e trabalhar em caminhos possíveis para sair das dificuldades.

Gestão e liderança, se entendidas da melhor forma, serão essenciais para colocar uma empresa em posição de destaque, em um mercado aberto ao crescimento solidário de seus profissionais. Assim se garante que a venda de um produto ou serviço venha também acompanhada da melhoria na imagem da organização.

Achou útil esse conhecimento? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros temas importantes do universo empresarial!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.