Os 5 principais problemas de Gestão de Produtividade

Lucrar mais gastando menos: esse é o objetivo de qualquer organização. Mas, ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, aumentar a produtividade não precisa ficar só no plano da imaginação — alguns conjuntos de práticas podem te ajudar a produzir mais, poupando recursos e tempo. Para isso, é preciso atentar-se aos erros que possam estar barrando sua capacidade de expansão.

Está enganado o gestor que acredita conhecer todos os problemas da sua empresa. Essa convicção pode ser fatal se impedir que as pequenas falhas sejam notadas. No médio prazo, esses erros despercebidos podem se tornar impedimentos maiores ao seu sucesso.

Não caia nessa armadilha! Conheça agora os piores problemas de gestão e saiba como evitá-los.

1. Não qualificar a equipe

Alguns gestores ainda se prendem à ideia de que qualificar o time é um gasto desnecessário, e esse erro pode custar caro para a empresa. A qualificação dos colaboradores não representa um simples gasto — ela é, na verdade, um investimento.

Quando seu time é bem treinado, passa a desempenhar as tarefas da melhor maneira e ainda aprende a gerir o tempo de execução, o que ajuda a aumentar sua produtividade. Além disso, profissionais capacitados são um diferencial competitivo. O cliente percebe e valoriza quando uma empresa investe em treinamento de pessoal.

2. Não abrir canais de comunicação

O seu colaborador quer saber onde está errando ou acertando. Esse feedback é primordial para alinhar os objetivos dos funcionários aos da empresa, corrigir falhas e otimizar os potenciais.

Se a organização não se preocupa em transparecer para a equipe os seus ideais e as suas metas, fica difícil conseguir uma sinergia entre as duas partes. Dos problemas de gestão, esse é um dos mais graves.

É preciso abandonar a imagem de gestor que apenas delega obrigações, sem interagir com o time. Mantenha sempre abertos os canais de comunicação e deixe seus funcionários à vontade para fazer colocações sobre os processos da empresa. Interaja e esteja disposto a aprender com cada colaborador — eles têm muito a ensinar.

3. Não desafiar o time

Se você exercita a comunicação e conhece bem as forças que compõem o seu time, também saberá potencializar os resultados particulares de cada colaborador. Para conseguir, você não pode ter medo de desafiar a equipe.

Não pense que lançar metas é uma atitude de chefe conservador. A satisfação pessoal do funcionário é tão importante quanto a realização dos objetivos da empresa. Por isso, lance obstáculos e garanta que seu time se esforce para superá-los.

4. Não se organizar

O gestor precisa lidar diariamente com grandes quantidades de papéis. Dentre esses, estão as fichas dos funcionários, os projetos da empresa, os relatórios e os contratos de fornecedores. Para conseguir manter a papelada em dia, disciplina é fundamental.

A produtividade só pode se instalar em um ambiente organizado. Por isso, é importante que seu negócio esteja bem gerenciado em todos os quesitos: o espaço físico da empresa precisa estar em ordem, bem como as documentações precisam estar arrumadas.

A organização está tão vinculada à fabricação que, se seu objetivo é expandir as capacidades produtivas da empresa, é preciso que essa habilidade seja cobrada também dos colaboradores.

5. Não automatizar processos

Quando falamos em trabalho no escritório, ainda pensamos no funcionário que passa o dia preenchendo papéis. Os processos se modernizaram, a tecnologia avançou e já chegou ao universo corporativo. Portanto, é hora de mudar.

Se os processos não são automatizados, a produtividade é prejudicada. Os softwares de gestão ajudam, por exemplo, a eliminar os erros humanos, dispensando a necessidade de retrabalho interno. A diminuição dos erros ainda impede gastos desnecessários.

A gestão eletrônica serve também para embasar suas tomadas de decisão e o atendimento ao cliente. Tendo registradas no programa todas as informações essenciais sobre o seu cliente e sobre o seu desempenho, você facilita os processos de venda e toma ações mais conscientes.

Agora que você tem os melhores conselhos para evitar os problemas de gestão que tal colocá-los em prática? Tem mais alguma dica ou dúvida? Conte pra gente nos comentários!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.