O que é a ONA (Organização Nacional de Acreditação)?

A busca por serviços de qualidade em diversas áreas de atuação do mercado profissional é uma exigência cada vez mais comum na rotina de empresas de todo o país. Assim como certificados como a ISO 9001 e ISO 14000 podem ajudar clientes a garantir que estão contratando serviços de qualidade, para o campo da saúde existe um certificado de valor muito importante, tanto para as instituições, quanto para os pacientes: a ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre como a Organização Nacional de Acreditação ajuda a padronizar e a melhorar a qualidade dos serviços prestados em diferentes áreas da saúde. Confira!

O que é a ONA?

ONA é a abreviação para Organização Nacional de Acreditação, e é também o nome dado ao certificado que ajuda a garantir que determinado serviço na área da saúde desenvolve um processo de qualidade nos serviços e nos atendimentos prestados ao cliente.

Resumidamente, o selo ONA é responsável por ajudar o paciente a compreender que o serviço de saúde escolhido por ele é capaz de atuar em total segurança para evitar problemas nos seus processos e no atendimento ao cliente.

A ONA é um certificado que deve ser renovado a cada dois anos, o que ajuda a garantir um processo de controle de qualidade sobre os serviços que obtêm esse selo. O certificado é feito com caráter meramente educativo, visando somente a melhoria contínua desses serviços, e não presta conta ao município, ao estado ou ao governo federal — que contam com seus próprios processos de vistoria e licenciamento.

Quais organizações podem ter esse certificado?

A ONA é um certificado desenvolvido exclusivamente para garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados para a população, com o objetivo de melhorar o atendimento e, consequentemente, a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Instituições que podem obter o certificado de qualidade da ONA são:

  • Hospitais
  • Laboratórios
  • Ambulatórios
  • Serviços odontológicos
  • Serviços de hemoterapia, nefrologia, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, radioterapia, dietoterapia, esterelização de materiais e similares
  • Serviços de Pronto Atendimento
  • Empresas de home care

Quem pode oferecer essa certificação?

O certificado da ONA só pode ser validado e emitido por instituições acreditadoras credenciadas na Organização Nacional de Acreditação. Essas equipes são treinadas para poder desempenhar a atividade de acreditação, que ajudam a classificar as instituições e estabelecimentos em três níveis diferentes de qualidade de serviço:

Nível 1: Acreditado

Empresas acreditadas nesse nível oferecem os requisitos legais e técnicos mínimos considerados pela ONA essenciais para a existência do negócio (como padronização de processos, identificação de riscos, plano de objetivos e metas definidas).

Nível 2: Acreditado Pleno

Empresas acreditadas no nível 2 já são capazes de apresentar mecanismos de controle para os processos descritos, além de um melhor gerenciamento dos resultados e de um programa de educação continuada e melhoria dos mesmos.

Nível 3: Acreditado com excelência

Empresas nível 3 são consideradas empresas com serviço completo de qualidade, capazes de gerenciar bem o desempenho de toda a instituição, acompanhada com cronogramas para análise crítica dos processos e suas melhorias.

Por que certificar?

Certificar a qualidade do seu serviço é mais do que mostrar ao cliente que você se preocupa em prestar um atendimento de alto nível a ele. A ONA também ajuda as instituições de saúde a atuar com mais segurança nesse campo de atenção com a qualidade de vida da população, trazendo resultados visivelmente significativos para os pacientes.

A diminuição dos índices de erros médicos, mortalidade e tempo de espera no atendimento são alguns dos principais indicadores que podem ser melhorados com a implantação das exigências da ONA.

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Ainda tem alguma dúvida sobre o que é a ONA e por que ela é importante para o seu negócio? Deixe um comentário!

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6 comentários sobre “O que é a ONA (Organização Nacional de Acreditação)?

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