Como tirar a certificação OHSAS 18001?

As certificações representam uma maneira de demonstrar para clientes, fornecedores e para a sociedade em geral, que uma empresa empenha-se em fornecer produtos e serviços de qualidade, além de zelar pelo meio ambiente e pela saúde e segurança dos seus colaboradores.

As certificações de qualidade exigem que a empresa atenda a requisitos que servem como referência, além de apresentar instalações físicas, equipamentos e procedimentos que demonstram a conformidade com as normas.

Dentre as certificações mais reconhecidas mundialmente está a OHSAS 18001, que é o assunto do nosso post de hoje. Quer saber como sua empresa pode receber a certificação OHSAS 18001? Continue lendo que vamos explicar.

O significado da sigla

OHSAS 18001 é a sigla para a expressão inglesa Occupation Health and Safety Assessment Series. A OHSAS 18001 certifica sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional.

Foi concebida pelo grupo britânico BSI Groups para ajudar as empresas no controle de riscos de segurança e saúde dos colaboradores, e desenvolvida em resposta à demanda crescente por um padrão reconhecido diante do qual as empresas podem ser avaliadas e certificadas.

Os benefícios da OHSAS 18001

A certificação OHSAS 18001 aplica-se a qualquer empresa interessada em:

  • Estabelecer um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional para eliminar ou minimizar riscos para colaboradores — que possam estar submetidos a situações de perigo e insalubridade em suas atividades;
  • Garantir ambiente saudável e seguro ao corpo de colaboradores, evitando passivos trabalhistas e processos na justiça por descumprimento de normas ou por acidentes;
  • Assegurar a conformidade com as políticas de segurança e saúde ocupacional;
  • Demonstrar essa conformidade para os colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade em geral, valorizando a imagem da empresa;
  • Implementar, manter e desenvolver melhoria contínua no sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional;
  • Obter certificação do sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional junto a uma organização externa reconhecida.

Como obter a certificação OHSAS 18001

Para chegar à certificação, é preciso fazer uma cuidadosa averiguação para identificar e avaliar as possíveis situações de risco ou de insalubridade às quais os colaboradores podem se expor.

A partir desse levantamento, os gestores poderão adotar medidas de segurança, prevenção e saneamento para preservar a saúde e o bem-estar da equipe, em conformidade com as normas estabelecidas.

A empresa pode designar um funcionário para se encarregar da implantação e da adequação de procedimentos de segurança e saúde de acordo com o que a certificação OHSAS 18001 requer, ou então contratar consultoria externa para orientar os processos.

Uma empresa de planejamento e desenvolvimento de software focado em gestão de qualidade pode oferecer soluções como a implementação de um sistema de gestão primordial para o sucesso da empreitada.

Lembrete importante: mudanças à vista

Atualmente, o Comitê de Projetos ISO PC 283, em conjunto com organizações internacionais, que incluem a Organização Internacional do Trabalho, se empenha em desenvolver normas para saúde e segurança ocupacional, tanto para países em desenvolvimento quanto para países desenvolvidos.

Com isso, a OHSAS 18001 deve mudar para ISO 45001, possivelmente, no primeiro trimestre de 2017. Enquanto isso, as empresas podem prosseguir com os processos de certificação OHSAS 18001 normalmente. Após a implantação da mudança, haverá um período de três anos para que as empresas já certificadas pela OHSAS 18001 migrem para a nova ISO 45001. Mantenha-se informado sobre a mudança!

Gostou de saber mais sobre a certificação OHSAS 18001? Siga-nos no Facebook, Twitter, LinkedIn e no YouTube. Temos muitas informações para você!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.