Por que montar um setor da qualidade nas empresas?

Uma das características mais marcantes de uma micro e pequena empresa é o compromisso com a excelência no produto final. Para colocar isso em prática, os empresários são capazes de fazer todo o investimento que for necessário. No entanto, se alguém surgir com a ideia de montar um setor da qualidade, eles dificilmente colocam a mão no bolso.

Isso acontece porque a qualidade não é tão palpável ou visível como um equipamento ou um profissional. Trata-se de uma questão mais teórica, porém com um alto impacto no resultado entregue ao cliente.

Você já está convencido disso, mas e quanto ao restante da empresa? Confira nesse artigo como um espaço especial para a qualidade te ajudará nessa tarefa.

O que é o setor da qualidade?

A aplicação de processos da qualidade exige muita estratégia para que eles possam gerar os resultados pretendidos. No intuito de acelerar e otimizar a elaboração do plano de ação, muitas empresas optam por incluir essa etapa nos departamentos administrativo ou de produção.

A criação de um setor específico para a qualidade entra como uma solução ideal nesse aspecto. Além de ajudar a equipe envolvida a se concentrar unicamente no assunto, o fato de estar em um local separado possibilita aos demais colaboradores a visualização, no sentido literal da palavra, de todo o trabalho necessário para a implantação de um sistema da qualidade.

Quais são os benefícios?

O compromisso com a entrega de um serviço é importante, mas ele deve agregar uma série de outros fatores para que realmente esteja à altura do que o cliente espera.

Por exemplo: quando um serviço precisa ser refeito, quanto tempo você leva para identificar a origem do problema? Nesses casos, tempo é dinheiro e reputação. Quanto mais você demora, mais você perde.

É por isso que montar um setor da qualidade é essencial. Com ele sua empresa conseguirá melhorar em planejamento, sabendo exatamente como funciona cada etapa da produção, terá mais eficiência na resolução de não-conformidades e ainda poderá detectar os processos que podem ser melhorados internamente, reduzindo as chances de prejuízo com o retrabalho.

Qual é o perfil do profissional da qualidade?

Por se tratar de um assunto difícil de ser demonstrado, o profissional da qualidade precisa ter algumas características-chave para se sair bem nessa tarefa.

A primeira delas é o comprometimento, que o manterá motivado a desenvolver o plano de ação ideal para a empresa. A segunda característica é o envolvimento, que funcionará como um influenciador para os demais profissionais do setor da qualidade e das demais áreas.

Por último, mas não menos importante, um profissional da qualidade precisa ter uma formação específica, para que ele possa exercer a sua função com mais responsabilidade e embasamento teórico.

O que mudará na empresa?

De todas as vantagens que a empresa obterá com o setor da qualidade, a mais significativa é a mudança na cultura.

A partir do momento em que há um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) bem estruturado operando na empresa, ocorre uma melhoria completa na sua capacidade. Isso significa que os procedimentos ineficientes serão corrigidos, os que dão certo serão aprimorados e os processos de última geração que forem aplicáveis na empresa poderão ser adotados.

Com a empresa funcionando em máxima potência, os colaboradores vão mudar sua postura quanto à importância dos sistemas da qualidade. Haverá mais motivação e sinergia para conquistar certificações rigorosas que aumentarão gradativamente o índice de valor agregado da empresa.

As empresas que desejam se destacar em um mercado competitivo precisam montar um setor da qualidade. É mais do que uma questão estratégica, é a garantia de que a empresa está usufruindo efetivamente de todo o seu capital humano e financeiro.

Nesse momento em que os investimentos estão em baixa, é hora de agir! Aproveite e confira nosso texto sobre como identificar os custos da qualidade na sua empresa?

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

4 comentários sobre “Por que montar um setor da qualidade nas empresas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.