Ferramentas de qualidade: benefícios da matriz GUT para o negócio

A empresa que investe em um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem o compromisso de promover melhorias continuamente para que o negócio seja sustentável ao longo do tempo e, ainda, gerar valor para os consumidores e clientes por meio de produtos e serviços de excelência. Para tanto, a empresa pode se valer de diversas ferramentas de qualidade, entre elas, a matriz GUT. No post de hoje, conheça mais sobre essa estratégia!

O que é matriz GUT?

A sigla GUT significa Gravidade, Urgência e Tendência, referindo-se a um sistema de priorização e solução de problemas muito utilizado nas ferramentas de qualidade. A utilidade deste sistema reside em listar uma série de problemas ou oportunidades e então classificá-los de acordo com esses três critérios, visando chegar a uma lista por ordem de relevância.

A matriz GUT pode ser empregada em diversas situações:

  • No planejamento estratégico;
  • Na gestão de projetos;
  • Na gestão de processos;
  • Na gestão de riscos;
  • Na identificação e correção de falhas operacionais.

Como gerenciar Gravidade, Urgência e Tendência?

Para uma correta compreensão da ferramenta, você deve entender os conceitos envolvidos, isto é, o que são a gravidade, a urgência e a tendência neste sistema de avaliação e priorização de atividades.

  • Gravidade: refere-se ao impacto do problema/oportunidade no negócio. Se ocorrer um problema ou oportunidade, quais serão as consequências e como elas influenciarão o seu negócio?
  • Urgência: refere-se ao prazo que você tem para solucionar a questão e reduzir os impactos negativos ou maximizar os impactos positivos. Em quanto tempo é preciso resolver esta questão?
  • Tendência: refere-se à perspectiva de mudança do cenário. Se não agir sobre a situação, como ela se desenvolverá?

O ideal é que você crie uma escala de pontuação para classificar cada um dos critérios e seus desmembramentos, de acordo com sua relevância. No caso da gravidade da situação, por exemplo, sua escala poderia ser:

  1. Pouco grave
  2. Grave
  3. Bastante grave
  4. Muito grave
  5. Extremamente grave

Como montar a matriz GUT?

Você pode montar sua matriz GUT em uma planilha ou utilizar um software que forneça ferramentas de qualidade. Para deixar o processo mais simples, vamos pensar em uma planilha eletrônica, que é de fácil acesso. Acompanhe o passo a passo:

  • Na primeira coluna, liste os problemas que você precisa resolver, colocando um abaixo do outro.
  • Nas colunas 2, 3 e 4, insira as siglas G, U e T, para identificar os critérios da matriz GUT.
  • Na 5ª coluna, insira a sigla GUT para identificar o resultado final da sua análise.
  • Classifique a gravidade, urgência e tendência de cada problema atribuindo um número segundo sua escala de relevância.
  • O resultado final deverá ser a multiplicação dos fatores, isto é, G x U x T.
  • Ordene os problemas segundo a pontuação final e você terá a sua lista de prioridades.

Faça com que todos os envolvidos conheçam o processo de confecção da matriz GUT e saibam interpretá-la, a fim de que as pendências sejam resolvidas segundo sua ordem de prioridade. Você pode inclusive adotá-la como uma das ferramentas de qualidade da sua empresa e torná-la uma aliada de todos na melhoria da tomada de decisão em todos os setores do seu negócio.

Você conhece outras ferramentas de qualidade que possuem a mesma finalidade da matriz GUT? Quais delas você utiliza? Conte-nos!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Um comentário sobre “Ferramentas de qualidade: benefícios da matriz GUT para o negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.