7 atitudes de liderança imprescindíveis para a gestão da qualidade

A gestão da qualidade é uma forma de gerenciamento que preocupa-se em maximizar a qualidade do produto ou serviço, a satisfação do cliente e, consequentemente, a posição da empresa no mercado. Para promover uma boa gestão da qualidade, é preciso que o líder tenha uma postura ativa e participativa.

De modo geral, a liderança é fundamental para mover uma empresa. O líder não é só quem manda e dá ordens, mas sim, quem motiva e trabalha em conjunto, para que todos cresçam. Neste post, iremos mostrar algumas boas atitudes que o gestor pode ter para gerenciar a qualidade na empresa. Ficou interessado? Confira!

Dialogar e se comunicar

A comunicação é fundamental para obter bons resultados na organização. A liderança deve motivar o diálogo, estimulando as reuniões coletivas e conversas sobre o trabalho. Isso colabora para que haja uma avaliação mais completa das questões e para que decisões mais conscientes sejam tomadas.

Dar feedbacks

O feedback é a forma que o funcionário tem de saber se está tendo sucesso e em que ele precisa melhorar. É um procedimento fundamental para a gestão da qualidade. Se a tarefa foi muito bem realizada, um retorno positivo motivará o funcionário a agir de forma similar em outras demandas. Já quando o desempenho não foi tão bom, é preciso conversar com o colaborador para que ele tenha consciência do problema e trabalhe para se aperfeiçoar.

Divulgar as informações importantes da empresa

Os funcionários possuem o direito de estar informados sobre o que ocorre na corporação. Saber metas, estratégias, mudanças, resultados positivos e negativos é importante para que o colaborador esteja consciente. Dessa forma, ele pode medir melhor suas ações e auxiliar nos processos da empresa, sendo mais eficiente e comprometido.

Sem conhecimento do que ocorre na organização, o funcionário fica alienado e age apenas por obediência, de maneira mecânica, sem criatividade ou proatividade.

Solicitar a participação de todos no processo decisório

Envolver todo o time no processo decisório é uma ótima forma de inspirar comprometimento e colaboração. É também uma boa oportunidade para ouvir as ideias de uma perspectiva diferenciada, a do subordinado, que, muitas vezes, é quem tem contato mais direto com clientes.

Buscar que todos participem das decisões mostrará aos funcionários o quanto são valorizados, além de haver o compartilhamento de uma responsabilidade, o que são pontos positivos para a gestão da qualidade.

Valorizar cada membro da equipe

Ter consideração com cada funcionário pelo que ele é, com suas particularidades, é fundamental para promover motivação e autoestima. O colaborador, quando sente que é aceito em sua individualidade e que tem algo a oferecer, passa a trabalhar melhor, com mais qualidade e envolvimento.

Formar novos líderes

Um bom dirigente é capaz de preparar outros membros da corporação para a liderança. Reconhecer, na equipe, aqueles que têm potencial para serem gestores e lhes dar ferramentas para exercer essa função, é muito importante. O temor de perder o lugar de líder atrapalha os negócios e dificulta a escolha de um sucessor.

É importante fazer investimentos para que novos líderes se desenvolvam e continuem com uma gestão de qualidade.

Analisar o desempenho da empresa para a gestão da qualidade

Uma boa gestão da qualidade depende muito da capacidade de avaliar, constantemente, a performance da empresa no mercado. É preciso pensar como estão as finanças, as relações com os clientes e fornecedores, a postura do time e o clima organizacional. A avaliação deve ser integrada, além de considerar os objetivos que a empresa tem.

Analisar os resultados é o primeiro passo para construir estratégias de melhorias dos processos que não estão tendo bons resultados.

A gestão da qualidade é um conjunto de ações dentro da empresa para otimizar a qualidade da produção e dos serviços. A liderança é fundamental para atingir esses objetivos. Com uma postura de estimular a participação dos colaboradores e valorizar cada um deles, dar feedbacks e promover o diálogo da equipe, o líder terá mais efetividade e a os negócios serão mais eficazes e lucrativos.

Gostou de saber um pouco mais sobre liderança e gestão da qualidade? Tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!

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3 comentários sobre “7 atitudes de liderança imprescindíveis para a gestão da qualidade

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