Crescimento sustentável: 6 dicas para a sua empresa atingi-lo

Para que uma empresa atinja o nível de excelência no seu segmento e seja, de fato, reconhecida no meio profissional, é necessário adotar algumas estratégias relacionadas ao crescimento sustentável, à gestão e à produtividade. Tais tópicos — principalmente a sustentabilidade —, quando geridos em caráter inovador, representam o caminho para o sucesso.

Especificamente sobre o crescimento sustentável, tema que ainda é considerado tabu e uma grande incógnita em algumas empresas, listamos, neste artigo, 6 dicas que você, gestor, pode adotar. As ações destacadas permitirão que a sua empresa seja considerada, além de sustentável, profissional e comprometida com o meio ambiente. Acompanhe!

Saiba tudo sobre as regulamentações ambientais

Antes de adotar qualquer estratégia, é preciso conhecer as regulamentações ambientais propostas pela cidade na qual a empresa está alocada. Para evitar que surjam demandas jurídicas em um futuro próximo, a equipe precisa adequar suas instalações e seu método de funcionamento de acordo com as leis municipais ambientais em vigor. O departamento jurídico é um grande parceiro nesse momento.

Aprimore o descarte de resíduos

Ainda analisando regulamentações ambientais, existem leis específicas que multam empresas que não descartam corretamente os resíduos produzidos. Um bom exemplo são os entulhos provenientes de pequenas reformas e grandes obras: nesse caso, é necessário locar caçambas e destinar os resíduos às áreas especificadas pela prefeitura da cidade, como aterros e postos de coleta.

A reciclagem também é um ponto importante: antes de descartar os materiais, separe o que pode ser reciclado e pode ser enviado às empresas de reciclagem.

Encontre bons parceiros

No meio corporativo, a formação de parcerias representa não somente economia financeira, mas também boa visibilidade. Abordando o tópico anterior sobre gestão de resíduos, há a possibilidade de adotar a prática da parceria: a instituição pode se unir a outra companhia, de preferência do mesmo segmento, e economizar na contratação de uma empresa de reciclagem, por exemplo.

Outra boa dica para apostar nas parcerias é utilizá-las na contratação de empresas de coleta seletiva e de consultoria ambiental.

Utilize recursos naturais conscientemente

Inicialmente, a ideia de economizar no uso de recursos como água e energia elétrica pode parecer uma simples maneira de diminuir gastos. Pelo menos, é assim que pode ser visto por parte dos colaboradores. Porém, é necessário que os funcionários entendam que, além de reduzir o valor da conta, utilizar água e energia de forma moderada e consciente é uma prática sustentável que beneficia o meio ambiente.

Caso seja válido, pode ser interessante realizar uma reunião específica sobre o tema, explicitando os reais motivos da prática para que todos tenham conhecimento.

Reduza o uso de descartáveis e papel

Você imagina o volume do consumo anual de copos descartáveis e folhas de papel na sua empresa? Reduzir drasticamente o uso no dia a dia é uma ação a ser considerada visando o crescimento sustentável.

Deve-se, por exemplo, substituir o uso dos descartáveis por copos de vidro e canecas (interessante cada funcionário ter o seu). Quanto às impressões, evite ao máximo realizá-las. Se for realmente necessário, utilize a frente e o verso das folhas.

Reutilize e conserte

Antes de renovar as máquinas do escritório, principalmente para a aquisição de novos modelos, considere a possibilidade de ajustar as configurações e turbinar as máquinas, sem a necessidade de trocá-las.

Reaproveitando os desktops antigos há a diminuição de lixo tecnológico — prática mais do que sustentável — e, consequentemente, economia financeira. O mesmo vale para outros equipamentos de escritório, móveis, papeis, etc.

Gostou das práticas a favor do crescimento sustentável listadas neste artigo? Se você quiser continuar recebendo conteúdo relevante sobre o tema, não deixe de assinar nossa newsletter!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Um comentário sobre “Crescimento sustentável: 6 dicas para a sua empresa atingi-lo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.