Elevando a motivação da equipe para aumentar a produtividade

O atual cenário econômico está acirrando cada vez mais a competição do mercado nos mais diversos segmentos. E para vencer essa crise, não há outra receita que não seja a elevação da produtividade e consequente melhoria dos resultados.

É claro que uma política econômica austera e uma gestão estratégica fazem toda a diferença, mas existe outro fator que é crucial para alavancar o sucesso das empresas — a motivação dos colaboradores. Trata-se de algo que, durante anos, foi subjugado e ficou à sombra de ações de trabalho voltadas apenas para os resultados.

Muitas empresas sofreram com a falta de resultados sem se dar conta de um detalhe importante: os números são altamente influenciados pela maneira como os funcionários se sentem em relação à carreira, ao ambiente de trabalho e às suas perspectivas profissionais.

Por isso, lidar com a motivação de uma equipe é fundamental para aumentar a produtividade. Confira agora algumas dicas para auxiliar o gestor na construção de uma equipe motivada!

Trabalhe a integração

Transmitir a ideia de um time vai muito além de dizer que todos trabalham em conjunto para alcançar os objetivos. É preciso trabalhar o senso de coletividade através de exercícios que promovam a integração entre os membros da equipe.

Permita que eles auxiliem na disposição do escritório, na divisão dos espaços, na elaboração das metas e na construção dos processos. Decida junto com eles a melhor forma de trabalhar e qual será a metodologia adotada para que o trabalho dê certo.

Podemos fazer uma analogia com o mundo esportivo: se destacam mais os times que possuem um conjunto muito bem entrosado do que uma equipe com alguns destaques individuais. Despertar o espírito de equipe é fundamental para conquistar a confiança e dimensionar a importância da função de cada um.

Cobre na medida certa

O tema da cobrança de resultados é algo delicado. A falta dela pode deixar o time à deriva, mas o excesso pode deixar o clima insuportável. Cabe, então, ao gestor a dosagem certa da cobrança.

Mesmo que a pressão venha de cima, o chefe de equipe precisa utilizar o feedback para manter um controle sobre os resultados, e não apenas para transmitir a cobrança vinda dos superiores. Quem cobra também deve saber reconhecer.

Conforme os resultados vão surgindo, converse com os membros da equipe e apresente quais foram as diferenças entre as metas propostas e as atingidas. Caso o trabalho esteja muito aquém do esperado, uma boa conversa vai funcionar melhor que uma boa bronca.

Não deixe a hierarquia subir à cabeça

Cargos superiores demandam atitudes superiores. Muitas vezes, o problema da motivação da equipe é a postura do gestor. A diferença entre um chefe e um líder motivador está nos detalhes do cotidiano, e não em posturas autoritárias ou inflexíveis.

Trabalhe junto com os demais e mantenha sempre a porta aberta para uma conversa ou sugestão. Desenvolver talentos também faz parte das tarefas de um bom gestor. Um dimensionamento de tarefas envolvendo os interesses e facilidades de cada um pode resultar em boas descobertas. Se os funcionários estão executando tarefas em que rendem bem, a motivação só tende a crescer.

Essas são as principais dicas para auxiliar no crescimento da motivação e nos resultados da sua equipe. Deixe nos comentários suas opiniões e estratégias para lidar com as questões ligadas à motivação do seu time!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

4 comentários sobre “Elevando a motivação da equipe para aumentar a produtividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.