O papel do líder moderno e sua liderança que deve ser seguida

A função de liderança dentro das empresas é fundamental para garantir bons resultados. O que se percebe é que, com a chegada das novas gerações ao mercado de trabalho, o melhor acesso à informação e o avanço da tecnologia, houve também uma mudança na forma de se liderar uma equipe.

Modelos de liderança tradicionais não têm mais surtido efeito positivo. O famoso chefe que sabe apenas dar ordens tem perdido espaço para um modelo mais colaborativo de gestão. O papel do líder moderno está muito mais focado em reconhecimento, compartilhamento e trabalho em equipe.

Vamos ver neste artigo quais as características de um líder moderno que devem ser seguidas:

1. Liderança é ter metas claras

Nenhuma equipe gosta de seguir líderes que parecem perdidos. Seja em um projeto, seja na gestão de uma empresa, o líder moderno deixa claro para seus seguidores quais são os objetivos a serem alcançados, para que todos possam caminhar juntos na busca dos seus resultados.

2. O líder moderno motiva seus colaboradores

Dar ordens e fazer ameaças está longe do papel do líder moderno. É preciso motivar seus colaboradores com exemplos, fazê-los enxergar que todos saem ganhando com bons resultados e estimular o desenvolvimento profissional da equipe.

3. Trabalhar em equipe

Líderes precisam trabalhar junto com a equipe, dividindo conhecimento, tarefas e responsabilidades. O líder precisa fazer parte do dia a dia da equipe sempre que possível, mostrando engajamento e demonstrando apreço por seus liderados.

4. Assumir as responsabilidades

O papel de liderança significa assumir a responsabilidade sobre qualquer problema que possa acontecer em sua equipe. Nenhum líder moderno aponta culpados, a não ser ele próprio. O líder precisa ter consciência de que todas as ações de uma equipe podem ser previstas ou evitadas.

5. Oferecer feedbacks construtivos

O feedback pode ser uma das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento profissional de uma equipe, desde que seja bem utilizado.

O líder moderno deve fornecer feedback constantemente para os integrantes da sua equipe, e de forma construtiva, motivando-os a quererem melhorar sempre.

Um líder também precisa dar liberdade para a equipe fornecer feedbacks sobre ele próprio, saber escutar e refletir sobre os feedbacks negativos.

6. Ser atuante

Somente cobrar resultados sem entender o contexto pode frustrar uma equipe e prejudicar a imagem do líder. Liderança significa ser atuante, participando dos projetos e acompanhando os resultados sempre que possível. Dessa forma, o líder consegue identificar desvios e corrigir problemas a tempo.

7. Capacidade de delegar

Alguns líderes tradicionais têm dificuldade em delegar tarefas. Ou são muito centralizadores ou delegam de acordo com afinidades pessoais.

O líder moderno delega tarefas para sua equipe por competência, reconhecendo os méritos de seus liderados e cobrando resultados de uma forma justa.

8. Saber se comunicar

A comunicação é um dos principais pilares da liderança. O líder moderno precisa saber se expressar e se comunicar de forma clara e objetiva.

Uma boa comunicação deixa claro quais os objetivos de uma equipe, e é o que motiva todos a trilharem o mesmo caminho e aos colaboradores a seguirem seu líder por respeito, e não por imposição.

9. Habilidade de lidar com pessoas

Saber lidar com pessoas, tratá-las com respeito, mas sem misturar relacionamento profissional com pessoal, é papel fundamental em um líder moderno.

Manter um bom relacionamento com a equipe ajuda a mantê-la motivada e engajada com os objetivos da empresa.

E você, quer saber mais sobre liderança ou temas de gestão empresarial? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos gratuitos.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

7 comentários sobre “O papel do líder moderno e sua liderança que deve ser seguida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.