Por que investir em gestão da qualidade ajuda na redução de custos?

As empresas estão cada vez mais preocupadas com a gestão da qualidade por identificarem o quanto isso impacta diretamente em todas as áreas do seu negócio. Porém, há as que ainda não veem essa gestão da forma correta e não entendem seus benefícios de redução de custos.

É um erro pensar na qualidade apenas para conseguir atender as necessidades e exigências dos clientes, sem considerar todos os outros benefícios que ela pode trazer.

Quando atua-se com a gestão da qualidade se consegue também reduzir os custos e consequentemente elevar o lucro. Isso sem falar que os processos tornam-se mais eficientes, os funcionários se acidentam menos e, como resultado, tem-se um produto final de alto padrão.

Para que tudo isso ocorra conforme planejado é preciso investir em algumas práticas. Veja bons motivos para reduzir os custos com isso!

Você descobre o que os clientes desejam

Quando se conhece os clientes e sabe o que querem, fica muito mais simples produzir o que eles precisam, eliminando resíduos e os custos.

Sendo assim, diminui-se a tentativa de erro e acerto e, logo de início, consegue-se o produto final adequado para as necessidades específicas dos clientes.

Os colaboradores participam mais da gestão da qualidade

De nada adianta ter todo um planejamento se ele ficar restrito aos gestores ou se não for colocado em prática. Dentro da construção civil, por exemplo, do que vale ter todo um processo pensado e voltado para a qualidade na produção de vigas de concreto se os funcionários não o seguem?

É preciso que toda a equipe conheça o que é a gestão da qualidade e o que se pretende com ela. Além disso, deve-se estimular a participação dos funcionários nesse processo, não apenas executando, mas também contribuindo com sugestões de melhoria. Por estarem ativamente ligados aos processos, conhecem melhor seus dificultadores.

Melhoram-se os processos internos

Conseguir melhorar o processo interno pode requerer mudanças da forma de trabalho. Isso envolve desde a substituição de maquinário e alteração de layout até, principalmente, a atuação de forma preventiva e não corretiva.

Deve-se analisar quais são as melhores formas de se produzir, sempre visando a máxima eficácia com produtos finais bem-acabados. Para isso, identifique os pontos de melhoria e defina métricas de aferição.

É possível promover uma redução de custos sem perda da qualidade

Reduzir custos quando o assunto é qualidade é bem diferente de substituir a matéria-prima por outras mais baratas e de qualidade inferior. Nesse caso, pense em uma maneira de reduzir o desperdício.

Quando se melhora um processo, ele terá menos erros e com isso evita-se a perda de material, além do retrabalho. Para atingir esse objetivo, deve-se ter uma equipe muito bem treinada, bons equipamentos de trabalho e sempre cuidar da manutenção preventiva.

Quando se diminui o retrabalho, aproveita-se melhor o tempo da mão de obra e com a redução de erros, poupa-se matéria-prima.

Esses são apenas alguns dos cuidados a serem observados em gestão da qualidade para que se consiga realizar a redução de custos, e ao mesmo tempo melhorar o lucro, aproveitando todos os benefícios que a gestão traz. E para que os ganhos não sejam perdidos, é preciso monitorar e aperfeiçoar continuamente todos os processos.

Gostou das dicas? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de muitas outras dicas sobre gestão de qualidade para melhorar seu negócio.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Um comentário sobre “Por que investir em gestão da qualidade ajuda na redução de custos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.