TQM, QMS ou EQM: qual a melhor ferramenta de gestão para a empresa?

Dada a sua importância, a qualidade conta hoje com as mais diversas ferramentas de gestão. Contudo, a implementação de cada uma delas varia conforme as necessidades, particularidades ou mesmo capacidade de execução da própria organização. Por esse motivo, é importante conhecer as variáveis envolvidas em cada método para que se tenham condições de optar pelo modelo que melhor atenda aos requisitos de qualidade da empresa.

Se TQM, QMS ou EQM não significam nada, além do que uma “sopa de letrinhas” para você, este post é perfeito para eliminar qualquer confusão que haja sobre o tema. Confira abaixo o conceito de cada ferramenta de gestão e identifique a ideal para a sua empresa!

TQM

A gestão da qualidade total, ou TQM, é uma ferramenta de gestão com foco no cliente e na melhoria contínua. Dentre os maiores benefícios que proporciona, o destaque é para a melhoria da eficiência operacional, otimização de recursos, diminuição de custos e aumento do engajamento dos colaboradores. É um dos modelos de gestão com mais impacto nos resultados. Entretanto, é também um dos mais difíceis de implementar de maneira eficaz.

Ainda que use diferentes ferramentas analíticas e técnicas de gestão, como, por exemplo, Six Sigma e gestão de cadeias de abastecimento logístico, os princípios básicos são relativamente fáceis de compreender:

  • Foco no cliente;
  • Envolvimento dos colaboradores na gestão da qualidade total;
  • Estrutura por processos;
  • Sistema totalmente integrado no modelo de gestão da qualidade;
  • Melhoria contínua dos seus processos;
  • Decisões baseadas em fatos;
  • Comunicação transparente e definição de prazos objetivos.

QMS

Os sistemas de gestão da qualidade, ou QMS, tem como intuito validar todos os processos da empresa, de forma que ela seja capaz de aprimorar a qualidade de seus produtos e serviços.

O QMS torna a tomada de decisão mais segura, pois as escolhas estão embasadas em indicadores de desempenho.

Além dos benefícios internos, como melhora na comunicação, mapeamento dos processos e redução de custos, há um grande impacto externo gerado pela melhoria da imagem da empresa quando da implementação de um sistema de gestão da qualidade.

Ainda que a empresa tenha sucesso na implementação do sistema, é necessário que outra organização especializada em auditoria de gestão de qualidade ateste e conceda o certificado de qualidade.

EQM

EQM é, sobretudo, uma solução completa para a implementação e facilitação de programas de qualidade e conformidade organizacionais, por meio de processos automatizados e altamente interativos.

É um software que gerencia, acompanha e exibe os indicadores da qualidade em tempo real, em conformidade com diferentes padrões, como ISO, Lean, Six Sigma etc.

Em síntese, é uma ferramenta que integra as principais iniciativas de qualidade, tais como mapeamento de processos, gestão de documentos e registros, indicadores, gestão de mudanças, não conformidades e iniciativas corretivas/preventivas, satisfação do cliente, auditorias, competências e treinamentos, riscos e controles, inspeção de entrada e saída, controle estatístico de processos, calibração, APQP/PPAP, FMEA, entre outras.

Resumindo, sendo a TQM uma ferramenta de gestão mais complexa – dada a dificuldade de implantação -, deve ser utilizada, sobretudo, quando a empresa tem reais condições de estruturar o modelo, bem como se seus processos requerem muito esforço e complexidade. O QMS é um sistema de gestão mais utilizado por aquelas organizações que precisam comprovar a qualidade de seus processos por uma exigência externa, apesar de que nada impede que tal iniciativa seja voluntária. Finalmente, o EQM estrutura a gestão de qualidade servindo como ferramenta prática, ou seja, é uma solução tecnológica facilitadora da gestão da qualidade.

E agora? Os conceitos de TQM, QMS e EQM ficaram claros para você? Se ainda houver dúvida, não se preocupe, deixe aqui o seu comentário!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

2 comentários sobre “TQM, QMS ou EQM: qual a melhor ferramenta de gestão para a empresa?

  1. Excelente texto, apresenta de maneira simples e direta os diferentes conceitos que muitos consideram como simples sinônimos de qualidade. Não conhecia ainda o EQM.

    Muito bom os posts, auxilia muito no dia a dia, tanto para manter reciclada a informação, como para aprender novidades.

    • Olá Thiago,

      Obrigada por seu feedback, para nós é de extrema importância.
      Queremos oferecer sempre os melhores conteúdos. Se tiver alguma dúvida ou sugestão por favor nos envie.
      Continue nos acompanhando.
      Obrigada
      Evelize

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.