10 filmes que valorizam a gestão da qualidade empresarial

Compreender o universo dos negócios é fundamental para qualquer gestor. Por isso, entender as variáveis do mundo corporativo e suas interações acaba tornando-se uma tarefa que exige algum nível de pragmatismo e vivência por parte do administrador.

Para o enriquecimento desse conjunto de características, os filmes são ferramentas extremamente úteis para auxiliar nesse processo de aquisição de conhecimento. Afinal, narram histórias que, verídicas ou não, transmitem importantes ensinamentos e influenciam positivamente aqueles que se interessam pela gestão.

Conheça 10 filmes sobre gestão da qualidade empresarial que podem servir de inspiração para todos que gerenciam equipes ou empresas!

Desafiando gigantes

O técnico de futebol americano nunca levou seu time a uma temporada vitoriosa. E mesmo tendo que lidar com crises avassaladoras, a ideia de “jogar a toalha” nunca lhe pareceu uma opção. Somente após uma visita inesperada, ele descobre o potencial da perseverança para vencer.

O filme transmite a mensagem de que o poder da crença proporciona a conquista da vitória. Essa tenacidade é característica importante na condução da gestão empresarial.

Tucker: um homem e seu sonho

O filme narra a história de Tucker, um homem de coragem, que usou de seu empreendedorismo para produzir um novo conceito de veículo nos EUA.

A história passa uma boa noção sobre gestão de qualidade empresarial e percorre temas como empreendedorismo, logística, cadeia de produção e liderança.

O jogo da imitação

Alan Turing lidera um grupo cuja missão é decifrar uma máquina de comunicação alemã, e tem uma ideia inovadora para atingir seu objetivo, mas tem dificuldades em conquistar apoio para concretizá-la. Surge Joan Clarke que o apoia, ensinando-o a trabalhar de forma coletiva.

A história do filme mostra que não basta uma grande ideia: é preciso conquistar o envolvimento das pessoas, fomentar o trabalho em equipe, para que o propósito seja alcançado.

Operação big hero

A animação mostra como um garoto, Hiro Hamada, de 13 anos, ao desenvolver sozinho robôs para lutas clandestinas, começa a liderar uma equipe de múltiplos talentos para restaurar a paz da cidade de San Fransokyo.

O filme revela que é essencial considerar as particularidades de cada membro e potencializar cada atributo individual em prol do coletivo, uma lição de gestão de competências.

Jobs

Ashton Kutcher interpreta Steve Jobs na biografia do fundador da Apple, desde a época de faculdade, desenvolvimento do Atari e, finalmente, o crescimento do império Apple.

Tem uma influência importante no universo da gestão, pois contempla os desafios enfrentados para o gerenciamento e desenvolvimento de uma grande marca.

O sucesso a qualquer preço

Corretores vivem tempos difíceis no mercado imobiliário e são fortemente pressionados pelo chefe, que promete um Cadillac para o melhor vendedor, um conjunto de seis facas para o segundo colocado e o terceiro “prêmio” é a demissão.

São abordados nesse filme temas como liderança, clima organizacional, trabalho em equipe e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Piratas da informática

É um longa-metragem que narra a competição entre Steve Jobs (Apple) e Bill Gates (Microsoft), além de narrar sobre o domínio das empresas do Vale do Silício.

As soluções propostas pelos personagens foram criativas e eliminadoras de problemas, o que os fez conquistar o sucesso exponencial. Apple e Microsoft são duas marcas exemplos de gestão de qualidade.

A meta

Um gerente deve alcançar uma meta no período de 3 meses, do contrário, a fábrica fecha. Ele conta com o auxílio de um especialista e o engajamento de todos, obtém melhoras significativas e elimina defeitos nos processos.

Esse é um daqueles filmes em que se pode entender a importância da logística, cadeia produtiva e da própria gestão da qualidade.

O corte

Um executivo perde o emprego, permanece desempregado por dois anos e entra em desespero. Para recuperar o seu cargo, decide matar seu atual ocupante e aqueles com potencial para ocupá-lo.

É um filme que revela a importância de manter um bom clima organizacional.

O resgate do soldado Ryan

Filme premiado, ambientado no desembarque dos soldados aliados, na Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial.

É um exemplo de liderança, trabalho em grupo, logística e planejamento.

Conhece mais filmes sobre gestão da qualidade empresarial? Compartilhe suas dicas conosco. Deixe seu comentário!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

4 comentários sobre “10 filmes que valorizam a gestão da qualidade empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *