Você sabe o que é cultura da qualidade?

Os desafios do terceiro milênio parecem ser a nossa capacidade de aceitar mudanças, pois elas só correm quando há conscientização do grupo da necessidade de mudar. As mudanças só são incorporadas à sociedade ou grupo social quando passam a fazer parte dos hábitos e costumes daquele grupo ou sociedade — a partir desse ponto têm um formato ao qual denominamos cultura.

O que é cultura da qualidade?

Ela não é muito diferente da cultura organizacional, pois precisa ser incorporada às atividades do dia a dia das pessoas, e esse fato ocorre quando há o engajamento dos líderes organizacionais com o processo de qualidade, fazendo com que o quadro de funcionários aja com posturas e costumes que definem o processo de qualidade.

Da reengenharia aos programas de qualidade total

Desde os anos 1980, as organizações buscam uma completa reorganização administrativa, porque começaram a perder competitividade, estavam muito lentas, com muitos níveis hierárquicos e desatualizadas em termos de informatização empresarial — orientada, ainda, a centros de processamento de dados (CPD).

Frente a essas constatações, as organizações procuraram uma reorganização administrativa, buscando deixar de lado a concepção funcional para uma concepção orientada a processos, com implantação de sistemas de gestão empresarial e programas de qualidade.

O principal objetivo era a efetividade administrativa e a implementação de programas de qualidade total. Então, elas entenderam que poderiam aumentar a amplitude de controle eliminando cargos de supervisão e dando maior ênfase ao capital intelectual, reduzindo o grau de absenteísmo e índices de rotatividade de pessoal. Dessa forma, as empresas começaram a investir em capacitação do quadro de funcionários em relação ao programa de qualidade. O próximo passo foi obter o certificado de qualidade, como o ISO 9001, e ampliar o mercado de atuação.

A cultura da qualidade bem-sucedida

Para manter a certificação obtida exige-se que a organização passe por auditorias internas e externas, pois qualidade não é um bem estático, ela reclama um plano de melhorias contínuas.

Para uma empresa chegar a esse nível de conscientização e engajamento do pessoal, a alta administração precisa estar envolvida e trabalhar com os seus meios de comunicação, preferencialmente em comunicação horizontal, ou seja, conversando de igual para igual. Assim, o grupo de pessoas que integram essa empresa se sentirá incorporado à organização, criando hábitos, costumes e crenças que identificam o processo de qualidade, criando uma cultura da qualidade bem-sucedida.

O crescimento das organizações com a cultura da qualidade

A otimização dos processos e a implantação de melhorias contínuas adicionam valor aos clientes, aumentam o poder das marcas e qualificam as organizações a entrarem em novos mercados. Um bom exemplo para essa afirmação é o quanto o mercado automobilístico dos Estados Unidos sofreu com a queda nas vendas em virtude da entrada dos automóveis importados do Japão, com grandes inovações atribuídas aos planos de qualidade das empresas japoneses. Sim, os americanos tiveram que se enquadrar conforme as novas mudanças.

O mercado globalizado e competitivo continua com toda a sua força, e as empresas que desejam continuar a integrar esse mercado devem controlar todos os aspectos que podem ofertar vantagem competitiva. A cultura da qualidade é, acima de tudo, uma maneira de ver e encarar os processos de trabalho, reduzindo desperdícios e retrabalho, entregando os produtos aos clientes com qualidade e confiabilidade. O que é incorporado ao grupo de pessoas como algo bom, prático e confiável acaba se tornando a maneira de ser, agir e produzir com qualidade.

Atualmente, há sistemas para a qualidade que são disponibilizados como um serviço (SaaS) que compensa pelo baixo custo e as funcionalidades que possui, ajudando a incorporar aspectos da cultura da qualidade.

Certamente você já deve ter passado por um processo de conscientização dos benefícios da qualidade nas organizações. Descreva suas experiências e agregue valor a este post com os seus comentários.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam