Anexo SL: o que é e para que serve?

Close-up of male hands typing on laptop keyboard

Houve algumas mudanças nas normas dos sistemas de gestão e devemos estar atentos à atualização na estrutura dessas regras pela ISO e publicadas no Anexo SL. Neste artigo vamos ajudar a entender o que é o Anexo SL e como ele vai mudar a sua rotina.

O que é o Anexo SL?

O Anexo SL nasceu de uma demanda mercadológica. Diversas organizações trabalham com a implementação e a certificação de sistemas de gestão, que costumam ocorrer de forma simultânea. A melhor maneira encontrada para integrar os sistemas distintos de gestão que elas requerem foi o desenvolvimento do Anexo SL, que é uma forma de normatizar as coisas.

Servindo como molde aos softwares de gestão, possui cláusulas e apêndices definindo normas estruturais que delimitam a forma como esses softwares devem se comportar. Assim, fica mais fácil para as equipes de auditoria garantirem a qualidade do seu produto; também o escopo de atuação de quem vai realizar esses testes fica muito mais claro.

Qual a origem do Anexo SL?

O Anexo SL (anteriormente chamado de Guia ISO 83) é publicado pela International Organization for Standardization e impacta os sistemas de gestão ISO, tanto com relação às auditorias quanto à sua implementação.

Com a implementação do Anexo SL, a ISO pretende garantir que todas as normas de gestão nesse tipo de software sigam a sua estrutura, sendo criadas ou revisadas para caber em seu molde. A ISO 22301:2012 foi revista recentemente com base no Anexo e outras já têm data para serem revisadas.

Os principais objetivos do Anexo SL

A intenção é que, com o Anexo SL, tudo fique mais claro para auditores em todo o mundo, seguindo as normas consistentes e de fácil compreensão. Minimizando as falhas, ele pretende reduzir os custos e as estruturas de sistemas, possibilitando auditorias mais curtas enquanto oferece uma compreensão holística do seu negócio.

Dentre as principais melhorias introduzidas pelo Anexo SL constam a subscrição do princípio de gestão de qualidade baseado em “melhoria contínua”, que é alterada para “melhoria”, enfatizando que essa deve ser a filosofia fundamental de uma organização. O Anexo altera também a forma como a ISO 9001 passa a usar a expressão “bens e serviços”, em detrimento de “produto”.

A ideia é tornar a norma de qualidade mais acessível a empresas de serviço, já que toma uma abordagem baseada em risco. O texto do Anexo não inclui o requisito “ação preventiva”, pois o sistema passa a ser todo visto como uma ação preventiva.

Os princípios da gestão de qualidade

Substituindo os oito princípios anteriores, agora existem apenas sete:

  1. Foco no cliente;
  2. Liderança;
  3. Envolvimento de pessoas;
  4. Abordagem de processos;
  5. Melhoria;
  6. Tomada de decisão baseada em evidência;
  7. Gestão de relacionamentos.

A ideia vem de Charles Corrie, que é secretário geral do grupo BSI e acredita que os novos princípios mantêm basicamente a mesma essência dos anteriores. Para ele, a transição deve ser simples para a maioria das empresas, já que a nova norma tem tudo para deixar a comunicação menos complexa.

Conseguiu entender o que é Anexo SL e como ele vai mudar a rotina da sua empresa? Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de contar pra gente nos comentários.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

4 comentários sobre “Anexo SL: o que é e para que serve?

  1. Como proceder quando a empresa quer manter seus certificados, mas cada certificado tem um padrão diferente?

    Nosso Manual da Qualidade segue a norma ISO 9001:2008 mas até ano que vem devemos mudar para 9001:2015.

    Entretanto, também temos certificação PBQP-H e essa não foi atualizada ainda para a nova versão da ISO, ou seja, ainda mantém a estrutura da 2008…

    • Você não terá problemas em certificar ISO 9001:2015 e PBQP-h, Rogério. É possível manter o manual da qualidade, por exemplo, para atender ao PBQP-h e apenas conferir se ele é controlado conforme sugere a nova ISO.

      Acima de tudo, estes requisitos de nroma, quando corretamente implementados, geram muitos benefícios para a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.