Entenda a importância do líder na gestão de mudanças empresariais

 Há uma frase que diz que “a única coisa constante na vida é a mudança” e o mundo dos negócios realmente imita a vida, no sentido que, a cada dia, adaptações e ajustes são necessários para seguir competitivo e forte na sua área de atuação.

A gestão de mudanças empresariais cuida deste aspecto dos negócios, garantindo que mudar signifique evoluir, melhorar, se adaptar. E, para que este processo de mudança seja bem-sucedido, é necessário colocar o líder como protagonista desta mudança, orientando e guiando os colaboradores sob a sua gerência por meio dos caminhos tortuosos que levam a uma nova maneira de trabalhar.

Entenda a importância do líder na gestão de mudanças empresariais e prepare o terreno para alterar o que for preciso na sua estrutura organizacional e nos processos internos da sua companhia:

Mudanças empresariais são sobre pessoas

Há uma série de mudanças que podem ser necessárias no processo de crescimento de uma empresa: mudanças de processos internos, atualizações tecnológicas, alterações de gestão e administração, e ajustes no capital humano da empresa.

O que todas essas mudanças têm em comum é o papel das pessoas na concretização dessas novidades. Independentemente do que está sendo feito diferente, os colaboradores têm papel fundamental na execução e na prática constante na sua rotina de trabalho.

Desta forma, o líder precisa atuar pontualmente em cada aspecto da relação das pessoas com a gestão de mudanças empresariais, motivando, instruindo e qualificando os profissionais no papel de cada um neste novo cenário que se apresenta. Cabe a ele vencer a natural resistência das pessoas às mudanças, ponto sensível em qualquer gestão de mudanças empresariais que se possa imaginar.

O líder personifica a gestão de mudanças empresariais

O papel do líder em mudanças empresariais é análoga ao de um patrocinador, pois ele é o responsável por fornecer os recursos e as condições necessárias à adoção dessas mudanças por parte das equipes e da estrutura interna como um todo.

Além disso, o líder é o defensor desse processo, demonstrando os benefícios para todos em nome da lucratividade e da eficiência operacional que a empresa tem como objetivo, acompanhando os indicadores gerenciais que vão diagnosticar o andamento das mudanças e cuidando para que tudo ocorra dentro do planejado.

O líder tem o know-how necessário para planejar e implementar as mudanças

Mudanças empresariais são muito sensíveis e difíceis de se realizar com sucesso, e devem ser conduzidas por pessoas que conhecem bem os meandros e os detalhes da cultura e da filosofia da empresa onde ela ocorrerá.

Este é mais um dos papéis do líder, que, além de gerir as pessoas por meio dos novos caminhos corporativos, deve entender o comportamento do mercado, o perfil de atuação do negócio (missão, visão, valores) e o DNA da empresa, que define as características de agressividade ou de conservadorismo nas estratégias e nas práticas corporativas.

Assim, o líder cumpre papel fundamental na gestão de mudanças empresariais, sendo uma peça indispensável no sucesso dessas alterações na companhia.

Qual é a sua opinião sobre a gestão de mudanças empresariais? Concorda ou discorda do papel do líder nessas mudanças? Conta pra gente nos comentários.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

8 comentários sobre “Entenda a importância do líder na gestão de mudanças empresariais

  1. Eu acredito que o maior desafio é a mudança de cultura, isto é, mudar a mente do ser humano é o maior desafio, é fazer com que elas entenda que sem essa mudança é impossível alcançar o sucesso.

  2. Acredito, que mudar as pessoas em suas “Culturas” e a tira los da zona de conforto; seja o maior desafio.
    Porém, se o Empresário, que deva ser o maior interessado e beneficiário com as boas mudanças, comprar e participar “ATIVAMENTE” do processo de mudanças, o projeto é quase que 99% de sucesso.

    Bora fazer as mudanças !

  3. Olá Maurício e Carlos,
    Obrigada pelos comentários. Sem dúvidas que a conscientização dos profissionais envolvidos nos processos é fator primordial para que as mudanças ocorram, e com elas venha o sucesso. Por isso é importante que os líderes mantenham suas equipes sempre engajadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.