Conheça 5 dicas para uma gestão de mudanças eficaz!

A natureza humana não é exatamente favorável a mudanças, pois valorizamos demais a segurança e os hábitos adquiridos ao longo do tempo. Isso mostra-se de maneira muito evidente nas empresas, principalmente, quando trata-se da gestão de mudanças empresariais, que se faz necessária de tempos em tempos para adaptação e manutenção da competitividade corporativa.

Outros obstáculos podem surgir no caminho de uma gestão de mudanças e, para que ela seja realmente efetiva, é necessário cumprir algumas práticas que viabilizam e potencializam os resultados das alterações que se deseja implementar na sua estrutura organizacional.

Aqui, listamos 5 dicas para uma gestão de mudanças eficaz na sua empresa — conheça-as e pratique para garantir o bom andamento de todo o processo. Acompanhe conosco:

1. Definir um projeto específico para a gestão de mudanças

A gestão de mudanças corporativas não pode ser tratada como uma pequena tarefa ou como ações isoladas que venham a convergir em determinado momento para gerar os resultados esperados.

Trate a gestão de mudanças como um projeto separado na sua corporação e concretize isso colocando em prática todo o sistema de gerenciamento de processos para garantir a eficiência desta iniciativa. O que nos leva à segunda dica:

2. Identificar e delegar funções no projeto aos profissionais certos

Agora, é preciso formar a equipe responsável por levar adiante o projeto de gestão de mudanças corporativas. Assim como em qualquer outro projeto, identifique os profissionais adequados em cada função e delegue responsabilidades para cada um deles, fazendo com que se comprometam com os resultados e se engajem positivamente no processo.

3. Treinar, qualificar e envolver as equipes na gestão de mudanças

Tendo os times definidos e as funções designadas, é hora de qualificar e preparar todos os envolvidos para conduzir o projeto adequadamente. A gestão de mudanças pode demandar habilidades específicas que, talvez, precisem ser desenvolvidas nos seus profissionais em cada equipe, então, planeje isso com antecedência (e inclua os treinamentos dentro do projeto de mudanças empresariais).

Talvez, seja o caso de instruir os colaboradores nos princípios da gestão da qualidade para garantir o bom andamento do projeto. Aliás, se isso ainda não foi feito, não perca mais tempo e trabalhe esses conceitos na cabeça dos seus melhores profissionais para que sejam multiplicados na sua estrutura.

4. Preservar os valores e a cultura da empresa

Por mais que sua organização seja alterada profundamente em suas estruturas, algumas coisas devem ser mantidas intactas para que a empresa não perca sua identidade e o seu diferencial que a destaca da concorrência.

Guarde os valores da sua empresa, preserve o DNA da sua cultura organizacional — a não ser, é claro, que esta cultura seja parte dos problemas que estão levando à necessidade das mudanças.

A ideia aqui não é criar uma nova empresa a partir da estrutura pré-existente. Não deixe que a companhia perca aquilo que seu público identifica como positivo nela e ressalte seus valores e princípios que guiam a sua operação por inteiro.

5. Definir o foco e as metas do processo de mudanças

Como em todo projeto, defina metas claras e factíveis a serem alcançadas em sua conclusão. E prepare uma abordagem sobre o foco dessas mudanças para garantir que todo o seu material humano compreenda os motivos da mudança e compre a ideia junto com você.

Escolha sempre a simplicidade. Exponha apenas o que for necessário para engajar seus times e para demonstrar a necessidade dos ajustes a serem realizados. Mas seja sincero e transparente para ganhar a confiança e o compromisso dos colaboradores.

Gostou das dicas sobre como realizar uma gestão de mudanças eficaz na sua empresa? Se tiver alguma dúvida, deixe a sua pergunta nos comentários deste post para que possamos conversar a respeito. Teremos prazer em ajudá-lo.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.