4 benefícios da gestão da qualidade na construção civil

O investimento em gestão de qualidade deixou de ser novidade há algum tempo e, hoje, já pode ser considerado essencial para a sobrevivência de qualquer empresa no mercado. Ainda mais quando se trata do setor da construção civil, que nestes tempos de crise econômica, foi atingido em cheio e aposta em 2016 para recuperar o crescimento abalado no último ano.

Antes apenas um diferencial, agora esse tipo de gestão é necessária para aumentar a competitividade da empresa porque concentra esforços na melhoria dos processos de produção e no aumento da qualidade dos produtos ofertados.

Vamos, então, listar quatro motivos para qualquer gestor da construção civil apostar na qualidade. Confira!

Aumento da produtividade

Para obter uma certificação de qualidade, a empresa precisa se adequar a uma série de normas técnicas. Elas são elaboradas não apenas para garantir um padrão adequado do produto final, mas também para definir e delimitar as funções de cada colaborador, o que permite localizar com mais facilidade os gargalos, aumentar a produtividade e uniformizar a produção mesmo em diferentes fases e setores da empresa.

Temos que considerar que a indústria da construção civil, historicamente, é uma grande porta para a entrada de mão de obra com baixa qualificação e que, apesar de avanços tecnológicos, a produção ainda é feita de forma tradicional. Por isso, é importante especificar as funções de cada funcionário.

Redução de custos e desperdícios

Apesar de precisar de investimento, a gestão em qualidade torna uma organização mais eficaz quando conta com a identificação de todos os processos produtivos e dos fluxos que envolvem os clientes, os fornecedores e os parceiros.

Quando a empresa entende os diversos caminhos, fica mais fácil identificar os gargalos, evitar o retrabalho e, ainda, garantir uma melhor padronização do produto.

Abertura de novos mercados

Puxando o gancho da padronização, quem almeja a qualidade precisa se adequar a uma série de normas para conseguir as certificações. Os requisitos técnicos são internacionais e ainda aumentam a credibilidade da construtora perante os clientes.

Além do mais, isso pode abrir novas oportunidades. Por exemplo, quando a empresa adquire a certificação do SiAM/PBQP-H, os clientes podem adquirir uma carta de crédito utilizando o FGTS para comprar o imóvel. Isso amplia o público-alvo e permite à construtora desenvolver táticas de mercado específicas.

Eficiência no controle de processos

Quando a gestão de qualidade mapeia e documenta toda a produção, é possível enxergar facilmente as características mais fortes e os desafios que a empresa vai enfrentar para aumentar consideravelmente o desempenho. O controle eficiente de processos é uma excelente maneira de elevar a performance do negócio porque localiza as falhas e permite superá-las, melhorando o produto e a competitividade.

Além disso, o controle de processos permite que os conhecimentos de cada função não fiquem restritos àquele colaborador que a desempenha e evita que o afastamento do empregado prejudique o andamento da produção. Isso impede que o conhecimento técnico necessário se vá junto com ele e facilita o treinamento de outra pessoa para assumir a função.

A gestão da qualidade não é um terreno para amadores. Um funcionário capacitado ou uma consultoria contratada devem acompanhar a implementação dessa cultura na organização. Algumas ferramentas auxiliam na eficiência, como o uso de software de gestão de qualidade, porque facilita o controle de diversas variáveis e aprimora os resultados.

Vamos espalhar a cultura da qualidade? Que tal compartilhar com seus colegas de trabalho e profissão os benefícios apresentados? Fique de olho em nosso blog, para acompanhar as novas dicas e curiosidades.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

3 comentários sobre “4 benefícios da gestão da qualidade na construção civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.