Conheça os resultados que as empresas obtêm com software de gestão da qualidade

A gestão da qualidade não é simples de ser realizada. É preciso levar em consideração, todos os aspectos responsáveis pelo gerenciamento dos processos internos, e da entrega de produtos e serviços do seu negócio.

Como são muitas variáveis, é fundamental contar com alguma ferramenta que centralize esse controle, de forma a otimizar todos os resultados. É aí que entram os softwares de gestão da qualidade. Estes sistemas têm como objetivo aprimorar os processos — e, consequentemente, os resultados — da empresa.

Ficou interessado? Então, confira abaixo alguns resultados que empresas têm alcançado com um software como esse.

Como é um bom software de gestão da qualidade?

Um bom software permite trabalhar de forma integrada todos os dados da empresa como a gestão de documentos, a gestão de indicadores, também conhecidos como “FLAGS”, a gestão de não conformidades, de auditorias, fornecedores, calibração de equipamentos e medições, e a de pessoas.

Por meio do cruzamento destes dados, a empresa pode avaliar a sua situação, identificar falhas nos processos e corrigi-las, além de permitir o planejamento de suas atividades, e embasar programas de melhoria contínua.

Por que investir em um software?

A adoção de um software de gestão da qualidade permite, que a empresa possua um olhar mais abrangente sobre suas atividades, o que ajuda a reduzir as perdas, tanto de materiais quanto de recursos, otimizar processos e aumentar a produção, além de garantir produtos de qualidade.

Devemos ter em mente que a qualidade não é somente um produto bem acabado. Qualidade envolve todos os processos, inclusive os administrativos da empresa, como escolha de fornecedores, gestão de pessoas, controle de emissão de documentos etc.

A AGE do Brasil, uma empresa de terceirização de cosméticos que atende as maiores marcas nacionais, adotou em 2011 um software para a gestão da qualidade e, por meio dele, conseguiu aumentar o envolvimento de suas equipes em busca da qualidade, facilitando suas rotinas de trabalho.

O que o software faz que a planilha não faz?

Quando as empresas estão no início de suas atividades, a utilização de uma planilha para o controle da qualidade de seus processos é uma alternativa muito comum, e mais em conta. No entanto, com o passar do tempo, elas podem tornar-se uma dor de cabeça aos empresários, sobretudo, quando tem-se mais de uma pessoa atualizando-a, gerando diversas versões do mesmo arquivo, e tornando o rastreamento de quem modificou o quê quase impossível.

Quando adota-se um software específico para esta função, todos trabalham simultaneamente em um único arquivo, sem duplicação, e com rastreabilidade de modificações por usuário. O software permite ainda, um controle mais rigoroso, e mais seguro além de fornecer um relatório completo.

O EFILAB, um laboratório de exames que funciona junto ao Hospital do Coração em Balneário Camboriú, adotou o sistema de gestão da qualidade e analisa, mensalmente, como está o funcionamento dos exames que o laboratório realiza e conseguiu facilitar e otimizar seus processos.

Vale o custo-benefício?

Com maiores investimentos focados na gestão da qualidade, empresas recebem menos não conformidades, e são melhores avaliadas em auditorias de clientes, passando a receber pedidos cada vez maiores — frutos da confiança adquirida, e da qualidade percebida.

Uma pesquisa nos EUA mostrou que, em 60 empresas pesquisadas, aquelas que tinham maior foco na qualidade economizavam mais de 300 milhões de dólares ao ano, em comparação com as que não davam o devido valor à essas práticas.

Qual o melhor momento para investir em um software de gestão?

A implantação de um software de gestão da qualidade é recomendada para empresas, que já possuem uma rotina de controle de qualidade. Para as empresas que ainda não definiram, se adotarão ou não, padrões de procedimentos, é preciso que primeiro façam estas definições para, posteriormente, implantar o software, pois esta ação, demanda investimento e planejamento.

Estes são apenas alguns pontos que demonstram a real importância das empresas adotarem um software completo, e totalmente funcional, que permita enxergar suas atividades como um todo, e relacionando-as para obter os melhores resultados.

Quer saber mais sobre os resultados que podem ser obtidos através da adoção de um software de gestão da qualidade? Veja este vídeo com o depoimento completo da AGE do Brasil sobre os resultados que a empresa alcançou.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

4 comentários sobre “Conheça os resultados que as empresas obtêm com software de gestão da qualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.