Aplicação do 5s no planejamento anual

O segundo semestre, geralmente, é a época do ano em que é feito o planejamento anual da empresa. É tempo de avaliar os resultados do planejamento do ano que está se encerrando, de traçar novas estratégias e de pensar no futuro do negócio a fim de manter bons resultados.

Também, pode ser uma ótima oportunidade para incluir no planejamento da empresa a aplicação da metodologia 5s, uma estratégia empresarial capaz de trazer resultados expressivos para o seu negócio.

Isso ocorre porque uma aplicação eficiente da metodologia 5s vai gerar mudanças de hábito capazes de reduzir desperdícios que as empresas geralmente nem percebem. Além de reduzir custos, os 5s podem otimizar a estrutura de trabalho e gerar um ambiente mais agradável e livre de riscos à saúde do trabalhador.

O que é a metodologia 5s?

A metodologia 5s foi desenvolvida pelos japoneses e se consolidou na década de 1950, chegando ao Brasil nos anos 1990. Basicamente, ela reúne uma série de iniciativas que vai educar a consciência dos colaboradores, promovendo a cultura do uso responsável da estrutura da empresa.

Os profissionais serão estimulados a perceber o uso correto de máquinas e de equipamentos, bem como da otimização do espaço físico da empresa. O 5s também inclui dicas de cuidados individuais relacionados aos hábitos do dia a dia no trabalho, que impactam na saúde do trabalhador.

Em síntese, o bom senso é a palavra norteadora do 5s. A denominação se baseia na origem japonesa das palavras que acompanham a metodologia. Em outro post, detalhamos um pouco melhor do que se trata, mas para explicar rapidamente, os 5s são:

  • Seiri: Senso de Utilização
  • Seiton: Senso de Organização
  • Seiso: Senso de Limpeza
  • Seiketsu: Senso de Saúde
  • Shitsuke: Senso de Disciplina

Como é aplicada a metodologia do 5s?

Apesar de possuir conceitos bastante simples, a aplicação da metodologia dos 5s vai demandar planejamento. Alterar a cultura dos colaboradores é um desafio. Por isso, incluir o projeto no planejamento anual fará com que todos encarem a implementação das mudanças mais a sério.

É importante ressaltar que a metodologia 5s não vai mudar os hábitos da noite para o dia na sua empresa. Esse é um processo que requer planejamento, acompanhamento, avaliação de resultados e paciência, muita paciência. É recomendado que a empresa eleja uma equipe que ficará responsável pela gestão da metodologia 5s em todas as suas etapas.

Por que incluir os 5s no planejamento anual?

No planejamento anual, os empresários refletem sobre o que deu certo e o que precisa melhorar na empresa a fim de que ela cresça. Como a metodologia 5s apresenta uma série de mudanças de hábitos que visam otimizar resultados, alinhá-la ao planejamento da empresa é o método ideal. Como já mostramos, o sucesso da aplicação dos 5s vai demandar tempo, portanto, planejamento será a chave do processo.

Ao aplicar a metodologia 5s, a empresa precisará analisar questões como: é possível reduzir custos? Nosso ambiente de trabalho pode se tornar mais agradável e melhorar o clima organizacional? Nosso espaço físico é corretamente utilizado e bem aproveitado? Como evitar desperdício de material e esforço humano? Conseguimos manter o ambiente limpo e livre de riscos à saúde do nosso pessoal?

Todas essas questões estão diretamente ligadas ao planejamento anual da sua empresa e suas respostas servirão para melhorar os resultados do negócio.

Já implementou a metodologia 5s na sua empresa? Compartilhe os resultados obtidos comentando nosso post!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

3 comentários sobre “Aplicação do 5s no planejamento anual

  1. Olá, boa tarde.

    Ótimo post. Feito em boa hora 🙂

    Estou com um planejamento de utilizar a ferramenta na empresa em que sou responsável pela Qualidade, porém ainda não iniciei a elaboração de uma ferramenta específica. Caso alguém possua algum modelo e queira compartilhar, deixo meu e-mail e desde já agradeço imensamente.

  2. Boa noite,

    Sinceramente não conhecia esta metodologia. Nunca havia ouvido falar nos 5S. Lendo o post comecei a achar muito interessante a metodologia dos 5S e não me surpreendi por ela ter vindo dos japoneses, esse povo tem a minha total admiração e respeito por serem unidos, conservadores e por tantas e maravilhosas lições que tem compartilhado com todos. Será que alguém conhece algum case de alguma empresa brasileira que implantou essa tecnologia e informações sobre os resultados obtidos? Vou pesquisar e se encontrar alguma coisa volto aqui para compartilhar.

    Meus parabéns pelo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.