Quem é Nigel Croft?

Nigel croft

Nascido em 1956 em Rotherham, South Yorkshire, Reino Unido, Nigel Croft é sinônimo de gestão da qualidade, principalmente agora em que a nova revisão da norma ISO 9001 foi oficializada. Por esse motivo, o inglês se tornou uma personalidade ainda mais em voga.

Nigel Croft possui cidadania dupla britânica-brasileira e é um Chartered Engineer (engenheiro credenciado) e membro sênior da Sociedade Americana de Qualidade.

Reconhecido mundialmente como um dos principais especialistas na avaliação de conformidade de sistemas de gestão, sua presença é requisitada em qualquer grande evento quando o assunto é qualidade.

Mais do que uma referência, Nigel Croft é a autoridade máxima do Comitê Técnico Internacional da ISO onde exerce o cargo de presidente e é também presidente do conselho da Associação Portuguesa de Certificação (Apcer). Ele trabalha no campo de Gestão de Qualidade desde 1974 e é considerado por muitos o papa da qualidade.

Quer conhecer mais a respeito desse expoente da qualidade? Confira os tópicos seguintes!

Educação

Em 1977, Nigel se formou em Ciências Naturais na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e, anos mais tarde, obteve seu PhD em Ciências de Materiais pela Universidade de Sheffield.

A partir disso, o inglês passou a se envolver com ensino e pesquisa, mas como mentor. Do British Steel Corporation, onde encabeçou um programa gerencial para pós-graduados, à Universidade da Califórnia, em que conduziu pesquisas com pós-doutores, sua especialidade sempre foi gestão de qualidade.

Carreira

Com atuação no campo da qualidade desse 1974, Nigel iniciou suas atividades profissionais como estagiário na indústria siderúrgica britânica.

Tempos mais tarde, o caminho do Dr. Croft seguiu rumo às avaliações de fornecedores na indústria de óleo e gás na Europa e, depois, se tornou Diretor de Qualidade de uma fabricante de aços especiais e superligas no Brasil. Atualmente, exerce consultoria como um especialista independente em gestão de qualidade.

Competências

Dentre outras de suas competências profissionais, Nigel atua como conselheiro e assessor de várias organizações comerciais e sem fins lucrativos na Europa, no Oriente Médio, na Ásia e nas Américas.

Além disso, ele também é docente associado de gestão de qualidade na Universidade da Malásia do Norte.

Gestão de Qualidade

No que se refere ao campo de normalização, o Dr. Croft participa ativamente desde 1995 no Comitê Técnico TC176 da ISO, cuja a incumbência é a normalização internacional de Gestão de Qualidade e Garantia de Qualidade. Por lá, ele é presidente do SC2, o subcomitê cuja responsabilidade recai sobre as normas ISO 9001 e ISO 9004.

Nigel tem exercido representação do TC176 no Comitê de Avaliação de Conformidade da ISO (“ISO/CASCO”), no qual atua como membro do grupo assessor do Presidente do Comitê (CPC). Neste comitê, ele é integrante do Joint Working Group ISO/ILAC/IAF, a divisão que exerce supervisão mundial quanto à certificação de sistemas de gestão ao nível estratégico.

O Dr. Niger Croft possui um vasto currículo na área da qualidade. Conhecimentos e experiências que transcendem a formação acadêmica, passando pela docência, atividades de consultoria e implementação efetiva da qualidade.

Uma bagagem que faz jus ao seu reconhecimento e que garante que a ISO 9001 está em boas mãos.

Já conhecia Nigel Croft e sua contribuição para a ISO 9001? Deixe seu comentário!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.