A importância da tecnologia na gestão da qualidade

tecnologia em gestão da qualidade

É essencial para uma empresa que pretende otimizar sua gestão da qualidade se valer da tecnologia para obter melhores resultados.

Mas por mais que existam esforços engajados, não importa o tipo de trabalho, se não houver as ferramentas adequadas o resultado ficará comprometido.

Não é diferente na gestão da qualidade, quando não há uma solução, o processo de implementação e gerenciamento pode se tornar lento, estagnado, desorganizado ou ineficiente.

Ainda não está convencido do quão importante é a tecnologia na gestão da qualidade de sua empresa? Acompanha os tópicos seguintes!

Principais fatores

Mesmo que seja uma necessidade premente, a escolha de um software de gestão da qualidade não deve ocorrer sem que haja um estudo de suas características e funcionalidades, afinal, uma boa solução é aquela que, sobretudo, se adapta às particularidades da empresa e satisfaz suas necessidades de gestão.

Ainda assim, abaixo estão listadas alguns dos pontos que devem ser levados em consideração na escolha da melhor alternativa:

Ambiente web

Por meio de uma plataforma web, é possível acessar o sistema de qualquer local e, normalmente, não ocorrem problemas como lentidão ou travamento do software. Nesse tipo de ambiente, as atualizações se tornam também muito mais simples de serem feitas.

Gerenciamento de processos

Uma abordagem por BPM (Gerenciamento de processos de negócio) torna a gestão qualidade interativa, facilitando não só a organização de todos os processos de trabalho, como também a compreensão e integração dos envolvidos na qualidade.

Integração

Um bom software de gestão da qualidade permite a integração com outras plataformas sem a necessidade de customizações especiais, como, por exemplo, permitindo a comunicação com um sistema ERP.

A importância da tecnologia

Agora que algumas dicas sobre a tecnologia ideal já foram dadas, convém esclarecer como, efetivamente, as soluções de software podem ser úteis para a gestão da qualidade.

É muito comum que, na fase de implementação de um sistema de gestão, a organização não saiba por onde começar. Mas quando a empresa passa a contar com uma aplicação, tudo se torna mais simples, afinal, o programa funciona não só para centralizar o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), mas oferece o passo a passo que deve ser seguido, ou seja, norteia os trabalhos do início ao fim.

Imagine um cenário – comum – em que os colaboradores envolvidos na gestão da qualidade estão lidando não só com suas próprias responsabilidades e rotinas na empresa, mas também com a leitura e compreensão da norma, elaboração dos documentos e implementação do sistema de gestão. Sem dúvida alguma, esse é um contexto problemático, e que não só causa atrasos na implementação, como pode frustrar totalmente a obtenção da certificação.

Por isso a tecnologia tende a contribuir – e muito – para dar velocidade e estruturação, tornando o objetivo de alcançar a qualidade muito mais fácil de ser alcançado. Isso, por si só, justifica todo investimento realizado, pois é quase uma garantia de que a empresa não sofrerá com atrasos, retrabalhos ou ineficiência.

Conseguiu entender como a tecnologia é importante na gestão da qualidade? Sua empresa faz uso dela? Deixe seu comentário e nos permita saber mais como funciona a gestão da qualidade na sua empresa!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

3 comentários sobre “A importância da tecnologia na gestão da qualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.