Como aplicar a metodologia 5S em hospitais?

A metodologia 5S, criada no Japão, é baseada nos seguintes princípios: seiri (utilização), seiton (arrumação), seiso (limpeza), seiketsu (saúde) e shitsuke(autodisciplina). E por mais que esses princípios já fossem usados tanto em escolas japonesas como no ambiente familiar, foi na década de 50 que a metodologia se consolidou dentro do ambiente empresarial e começou a se expandir pelo mundo afora, chegando ao Brasil no início da década de 90.

Na prática, o método 5S pode se aplicar a absolutamente qualquer organização que deseje alcançar uma melhoria integral das condições de trabalho e do ambiente por meio da incorporação de novos hábitos. Quer descobrir como aplicar a metodologia 5S em hospitais e quais vantagens ela pode trazer a essas instituições? Então confira já nosso post:

Quais são os objetivos do método 5S?

Além de limpar o ambiente de trabalho, a metodologia 5S busca também eliminar desperdícios, aumentar a produtividade e educar os funcionários em relação à autodisciplina e à prática de bons hábitos. Tudo isso por meio dos 5 princípios.

Nesse caso, o seiri (utilização) estabelece que o útil deve ser separado do inútil, a fim de que o desnecessário possa ser descartado. Com o seiton (arrumação), o ambiente de trabalho passa a ser organizado e os objetos bem etiquetados, com o objetivo de facilitar o acesso por parte de qualquer funcionário. O seiso(limpeza) determina que o ambiente deve estar sempre limpo, com as origens de sujeira eliminadas e os funcionários capacitados para realizarem seu trabalho da forma mais limpa possível. O seiketsu (saúde) faz com que o ambiente seja sempre favorável à saúde e à higiene. Já o shitsuke (autodisciplina) faz com que essas mudanças sejam incorporadas ao dia a dia, tornando-se realmente hábitos.

Que benefícios os 5S trazem ao ambiente hospitalar?

implementação da metodologia 5S em hospitais melhora as relações de trabalho com a devida redução do nível de estresse dos funcionários, assim como um significativo aumento da eficiência e da produtividade desses colaboradores, a eliminação do desperdício, a redução de custos, o melhor acesso a materiais, ferramentas e documentos, além da redução das condições inseguras que podem vir a provocar acidentes de trabalho.

Como implementar o método em hospitais?

Antes de mais nada, é absolutamente fundamental que todo o time do hospital esteja envolvido e seja liderado pela equipe de administração na preparação, na implantação e na manutenção da metodologia 5S.

Durante a preparação, deve-se colher informações relevantes sobre o processo de trabalho dentro da instituição, conferindo como são as condições de trabalho, tirando fotos dos ambientes e buscando o relato de funcionários dos mais diversos setores. Todos esses dados devem então ser reunidos para diagnosticar a situação atual do hospital e planejar como a metodologia 5S pode ajudar.

A implantação pode ser feita por meio de palestras, apresentando a metodologia aos funcionários e descrevendo os benefícios que ela trará tanto ao dia a dia das equipes como aos pacientes e ao hospital como um todo. Pode-se, em seguida, iniciar o treinamento das equipes dividindo-as em grupos e buscando associar cada um dos eixos da metodologia 5S à rotina hospitalar. As atividades de treinamento, no entanto, devem ser planejadas com cuidado, de modo a não sobrecarregar a carga horária e também não atrapalhar o funcionamento padrão do hospital.

Na fase de manutenção, deve-se avaliar a incorporação da metodologia 5S às práticas hospitalares, por meio de auditorias, motivando os funcionários a aderirem à técnica. É importante também realizar treinamentos regulares a fim de fortalecer os conceitos nos funcionários antigos e introduzi-los aos novos integrantes do time.

Viu como nem é tão difícil implementar esses princípios em seu hospital e como eles podem ser benéficos à rotina dos trabalhos? Ficou ainda alguma dúvida sobre como aplicar a metodologia 5S no hospital? Deixe aqui seus comentários! Participe!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Um comentário sobre “Como aplicar a metodologia 5S em hospitais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.